Aula da saudade comemora formatura da 1ª turma de Agronomia

Foto oficial da primeira turma de Agronomia UNIGRAN
Foram quatro anos de estudo em sala de aula, laboratórios, fazenda experimental e de viagem técnica. Os 44 estudantes que chegaram até o final do ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN têm muito a comemorar. Depois do dia 16 de dezembro, quando eles participam da colação de grau, poderão dizer com orgulho: sou engenheiro agrônomo. E foi com a frase “muito orgulho” que a coordenadora do ID_CURSO, a professora Raquel Bonacina Vitorino, reuniu nesta sexta-feira (03) os estudantes formandos para a aula da saudade. “Quando me perguntam se eu tenho filho sempre digo que tenho pouco mais de 250”, brincou a professora, se referindo a quase totalidade de acadêmicos do ID_CURSO. Emocionada, ela agradeceu os formandos e falou que a UNIGRAN sempre estará de portas abertas. A aula da saudade começou com a apresentação de fotos que relembraram diferentes momentos da primeira turma de Agronomia. Cada uma delas despertava nos alunos o quanto valeu a pena passar os quatro anos na faculdade. “É uma realização, um sonho que agora está se concretizando”, disse a formanda Jaqueline Alves da Silva. A cada foto, gargalhadas tomavam conta do anfiteatro. “Como vocês mudaram heim!”, comentou o professor Fábio Regis. Fábio conduziu a aula da saudade junto à professora Raquel. A descontração tomou conta dos formandos quando iniciou a entrega de presentes. Eram lembranças que de forma indireta remetiam a característica de cada um deles. Foi uma festa. Para o formando Damião Regini, a aula da saudade finaliza o ciclo de uma etapa que abre portas para o mundo. “O mercado de trabalho na agronomia é amplo e sabemos o quanto estamos capacitados para enfrentar os desafios que virão pela frente”, avaliou. Já o estudante Sadrac Borges diz que o ID_CURSO serviu como ponte para se envolver na pesquisa e buscar novos conhecimentos. Ele falou que passou em uma das fases da prova de mestrado numa universidade federal e está confiante que será aprovado nas próximas. “Durante o ID_CURSO pude ter bastante contato com os professores e profissionais da área. Decidi então seguir a carreira de pesquisador”, afirmou Sadrac. Muitos alunos se emocionaram quando viram as fotos de participações em eventos e festas. Uma coisa foi certa: certificaram sobre a verdadeira união da turma e o forte laço de amizade entre eles. Para homenagear o ex-colega de sala Eduardo Ducatti, morto vítima de acidente automobilístico no ano passado, os formandos trajaram uma camiseta branca com a imagem dele. Ducatti é o nome de turma da Agronomia 2010 UNIGRAN. (FV)