Pesquisas em Nutrição são apresentadas durante Encontro Científico

As apresentações foram realizadas para os colegas de sala de aula e professores
São quatro anos de muitos trabalhos, estudo e estágios e, quando chega a DATA_HORA de apresentar o trabalho de conclusão do ID_CURSO, o nervosismo toma conta dos acadêmicos. Normalmente a pesquisa é apresentada para uma banca de professores em que o aluno, após sua apresentação, responde a uma série de perguntas. No ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN está sendo diferente. Pelo segundo ano consecutivo os alunos apresentam suas pesquisas no Encontro Científico de Nutrição, diretamente para a plateia, formada pelos colegas de sala de aula e professores. Não há questionamento de banca, mas as apresentações são avaliadas. “O nosso objetivo é estimular o aluno a fazer pesquisa, e tornar a apresentação algo produtivo, sem traumas” explica Rita Mendes, coordenadora do ID_CURSO. Ela disse ainda que o intuito da pesquisa é divulgar os resultados dos dados, e não encher os alunos de perguntas, deixando-os nervosos. A acadêmica Anielli Ortega, do oitavo semestre, concorda com a proposta de avaliação. “Sem os olhares dos professores, com ar de questionamento, temos a oportunidade de expressar melhor, e isso favorece para que tenhamos uma boa apresentação”, contou Anielli. Os trabalhos foram divididos em duas partes. No dia 23 foram apresentadas as pesquisas da área de nutrição e saúde pública. Já no dia 25, nas áreas clínica e alimentar. TCC A acadêmica Anielli Ortega avaliou, em sua pesquisa, a deficiência de ferro no organismo de crianças de 5 a 10 anos em escolas de Dourados. Em conjunto com uma equipe de alunos de Biomedicina da UNIGRAN, Anielli pôde constatar que existe uma deficiência de ferro nas crianças, porém é relativamente baixa se comparada ao nível existente em números nacionais. Já Helena de Farias, também acadêmica do oitavo e último semestre, pesquisou a ingestão de minerais como o zinco, fósforo e cálcio por pacientes com insuficiência renal. No total, foram apresentadas 13 pesquisas na área de nutrição. (IO)