Psicologia apresenta 48 trabalhos de conclusão de ID_CURSO

Pesquisas acadêmicas abordam diferentes temáticas que envolvem as relações sociais e emocionais dos seres humanos
Estudantes do oitavo semestre de Psicologia da UNIGRAN apresentaram, para a comunidade universitária, o resultado dos Trabalhos de Conclusão de ID_CURSO (TCC). Foram 48 pesquisas, das turmas matutino e noturno, expostas no corredor do bloco III, nesta quinta-feira(25); todos eles com propostas enriquecedoras em diferentes situações que envolvem o ser humano. Professores e visitantes acompanharam as apresentações, feitas por meio de banners e explicação oral de seus autores. As pesquisas abordam situações diferenciadas em que o indivíduo está inserido na sociedade. Algumas delas foram de revisão de literatura e outras de entrevistas com coletas de dados. Todas passaram pelo Conselho de Ética e Pesquisa (CEP) da UNIGRAN. A acadêmica Adiles Finger elaborou seu trabalho nas estratégias de enfrentamento dos adolescentes diante da escolha da futura profissão. Ela fez coleta de dados com 19 estudantes de uma escola particular de Dourados, com idade entre 16 e 18 anos. Adiles tinha como hipótese a forte influência dos pais e familiares na tomada de decisão dos adolescentes, o que não ocorreu. A pesquisadora constatou que o fator de maior influência é o mercado de trabalho e a remuneração da profissão. “Pude verificar que os alunos estão a procura de uma profissão que eles gostam, que acreditam que vão se dar bem na carreira e, sobretudo, com um salário atrativo”, disse a acadêmica. A escolha do ID_CURSO universitário, segundo ela, envolveu situações focadas na emoção (confronto, suporte social, fuga esquiva e aceitação da responsabilidade). Com a proposta de dar continuidade na pesquisa, Adiles Finger tem ideia de desenvolver o trabalho com estudantes de escolas públicas. Sua orientadora foi a professora Georgia Borges. Já a acadêmica Cléia Inez Ferreira pesquisou os aspectos emocionais das mães em relação aos filhos prematuros hospitalizados em uma unidade de terapia neonatal de Dourados. Com o termo de consentimento livre de seis pacientes, ela aplicou um questionário que investigou os sentimentos, vivencias e fantasias das mães relacionadas ao nascimento e a internação do bebê. De acordo com a pesquisa, a mãe ao presenciar a hospitalização de um filho recém-nascido, vivencia sentimento de tristeza, medo e culpa, bem como conflitos emocionais. A acadêmica avalia que esse ID_TIPO de paciente deve ter uma assistência efetiva direcionada e que os profissionais da saúde devem estar atentos para detectar sentimentos, muitas vezes não verbalizadas pelas mães, como forma de promoção da saúde.(FV)