Variedade de temas marca a mostra de banners de Enfermagem

Exposição permite compartilhar conhecimentos na iniciação científica
Os primeiros trabalhos de conclusão de ID_CURSO de Enfermagem começaram a ser apresentados nesta segunda–feira (22). Os projetos de pesquisa dos acadêmicos do último ano envolvem a área primária, secundária e terciária da saúde, que é desenvolvida em postos de atendimento médico e hospitais, além de trabalhos de revisão de literatura, com apanhado geral do que vem sendo publicado com relação à enfermagem. “É uma gama muito grande de trabalhos feitos pelos acadêmicos da UNIGRAN que atende a diversos focos da saúde”, disse o professor Marco Aurélio Camargo Areias, responsável pelo acompanhamento dos banners. Foram mais de 40 projetos expostos no saguão do espaço cultural da UNIGRAN nessa primeira fase. “O enfermeiro convivendo com o processo de morte e morrer em Unidades de Terapia Intensiva” foi o tema inusitado de Patrícia da Silva Ezequiel, que diz ter optado pelo assunto porque tinha muita curiosidade e receio quanto a como se comportar em situação de morte do paciente. “As pessoas não gostam de falar sobre a morte, em sala de aula nós temos poucas disciplinas que ensinam como lidar diretamente com essa circunstância”, afirma a acadêmica. Ainda de acordo com Patrícia, enfermeiros se veem em situação constrangedora quando se deparam com o falecimento de um paciente, “existe um despreparo dos profissionais para com essa situação, nós não somos preparados para lidar com a morte, mas sim para salvar vidas, é preciso que o enfermeiro busque novos conhecimentos voltados para esse momento, muitas vezes inevitável”, conclui ela. “O índice de segurança técnica na prática do enfermeiro”, foi o tema escolhido por Marcela Pereira da Silva responsável por outro trabalho de conclusão de ID_CURSO. De acordo com Marcela, a revisão sistemática do tema ocorreu devido a responsabilidade que todo enfermeiro tem de realização de escalas, dimensionamento de pessoal. Ela diz que os resultados da pesquisa foram excelentes, pois todas as instituições analisadas respeitam as regras preconizadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen): “deixo em aberto o trabalho para que outras pesquisas sejam engajadas no futuro”, afirma Marcela. Patrícia Conte Gabi escolheu um tema um tanto diferente para desenvolver o seu projeto de pesquisa, procurou falar sobre o desempenho acadêmico de graduandos em enfermagem no ensino noturno. Segundo Patrícia a escolha do tema se deu a partir da realidade que vive já que ela sentiu dificuldades no decorrer de sua graduação porque ainda não trabalha na área e tem que conciliar emprego e faculdade. “O intuito do meu projeto é descobrir as reais dificuldades que os acadêmicos enfrentam e, a partir delas, os benefícios que eles possuem”, explica, ao dizer que uma das propostas de solução oferecidas por seu projeto é que as concentrações de estudos sejam realizadas somente em horário de aulas, facilitando, assim, o desempenho acadêmico para a formação de um profissional melhor como vem acontecendo na UNIGRAN. São cerca de 200 trabalhos a serem apresentados pelos acadêmicos até fevereiro de 2011. Temas diversos, que devem ser conferidos pela comunidade acadêmica.(LR/CM)