Estudantes de arquitetura projetam edifícios residenciais

Divididos em grupos, acadêmicos projetaram seis edifícios e apresentaram durante show room para os convidados
Escolher a localização e projetar apartamentos que proporcionam o bem-estar e tenham soluções ecologicamente corretas. Essas foram algumas das características adotadas por estudantes do quarto ano do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ao projetar edifícios residenciais para Dourados. Os empreendimentos foram expostos em show room na noite desta quinta-feira, para colegas de sala de aula, professores, familiares e convidados. Os projetos foram todos elaborados pelos estudantes com a supervisão de professores. Divididos em grupos, construíram seis empreendimentos, em que a economia do valor do condomínio (manutenção), e a preservação do meio ambiente, foram levadas ao extremo da sofisticação tecnológica. As atividades integraram a disciplina de Tecnologia da Arquitetura e Construção IV, ministrada pelo professor Rubens Di Dio, e serve como aporte prático do ensino universitário, que se destina a elaboração de projetos experimentais. A apresentação dos edifícios foi realizada em grande estilo, envolvendo campanha de marketing e coquetel de lançamento. Cada grupo preparou o show roon com a maquete do empreendimento, e disponibilizou reID_CURSOs visuais como flyers e vídeos ilustrativos sobre o detalhe geral da parte interna e externa de cada edifício, conforme realizado nos lançamentos reais das construtoras. Andréia Garcia França e Jansen Atalaia criaram a construtora virtual Planurb. Com os colegas do grupo, elaboram o projeto de um edifício de 12 andares, com dois apartamentos em cada pavimento. Em homenagem ao construtor de Brasília, deram ao edifício o nome de “Juscelino Kubitschek”, cuja planta do imóvel é de três quartos, sendo uma suíte, sala para dois ambientes, espaço gourmet integrada a cozinha e sala de jantar. O projeto consta ainda varanda com churrasqueira privativa e lavabo. Os estudantes planejaram tudo. De acordo com Andréia, o primeiro passo foi a escolha do local. Como a ideia era construir um edifício na área central, encontraram um terreno compatível com o espaço desejado por eles: esquina das ruas Quintino Bocaiúva com a Ciro Melo. “É um projeto que tem de tudo para dar certo, com piscina e garagem subterrânea para dois carros por cada apartamento”, disse a estudante, ressaltando que, o projeto valorizou conceitos utilizados por Juscelino, como a predominância da curva na arquitetura. Trabalhando mais a sofisticação e o luxo, o grupo das futuras arquitetas Janaine Libonato e Bianca Casarin optaram por projetar um edifício para pessoas de alto padrão aquisitivo. Com o crescimento da cidade elas garantem que é possível introduzir um edifício com apartamentos que variam de R$ 500 mil a R$ 700 mil. Esse foi o preço estipulado pelo grupo aos apartamentos que no projeto tem 190 metros quadrados de construção, com três suítes, sala de estar e jantar, home theater (sala de cinema), home office (escritório), varanda gourmet, cozinha e área de serviço. O edifício, denominado como “Residencial Morada Cerrado”, conta também com espaço mulher (dedicado à beleza), lan house, sala de jogos, piscina, sauna e academia. O jardim, além de servir como espaço de convivência entre os moradores, é também, segundo o projeto dos estudantes, destinado ao cultivo de frutíferas do cerrado. Para o marceneiro Wilson Garcia, pai de Andréia França, que projetou o edifício Juscelino Kubitschek, ver o resultado daquilo que está sendo estudado em sala de aula é uma grande satisfação. “O legal disso tudo é que eu pude acompanhar todo o desenvolvimento do projeto, pois o grupo se reunia na minha casa para trabalhar toda a arquitetura do edifício”, disse Garcia, dizendo estar orgulhoso da profissão escolhida pela filha, e da desenvoltura profissional mostrada por ela durante os quatro anos de faculdade. O trabalho prático dos alunos é a soma de várias disciplinas curriculares estudadas ao longo do ID_CURSO, que se transforma em projetos viáveis para o mercado imobiliário de Dourados, segundo explica o professor Rubens Di Dio. Ele avalia que os projetos ficaram muito bem apresentáveis. A formação do Arquiteto e Urbanista é de cinco anos. Também apresentaram projetos durante show room às construtoras virtuais Biagi – edifício Monte Mariá -; a Habitare – Residencial Iara -; a Globus – Residencial Furnárias -; e a construtora G5 – Residencial Santos Dumont. (FV)