VESTIBULAR: Área organizacional amplia mercado de trabalho em psicologia

Aletéia Ferruzzi é a coordenadora do ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN
As novidades em áreas de atuação para o psicólogo mudaram o conceito do profissional que só ficava dentro de um consultório ouvindo as pessoas deitadas num divã. “Em função de toda uma industrialização e da presença de psicólogos cada vez mais nas empresas, voltamos a atenção para a psicologia organizacional”, justifica a professora Aletéia Henklain Ferruzzi, coordenadora do ID_CURSO na UNIGRAN. Embora essa área esteja consolidada nos grandes centros do país, Mato Grosso do Sul ainda está em crescente processo de expansão, admitindo muitos psicólogos para estruturar e coordenar ações de reID_CURSOs humanos e, sobretudo, para trabalhar com o processo de qualidade de vida dos funcionários dentro da empresa. A coordenadora diz que é comum as empresas solicitarem currículos de egressos e estudantes para atuar na psicologia organizacional. Acompanhando a demanda, ela explica que o ID_CURSO tem se voltado a atender todas as necessidades do mercado de trabalho, garantindo, sobretudo, uma sólida formação profissional ao estudante. “O mercado é amplo. O psicólogo pode atuar em hospitais, clínicas, escolas, na área da docência”, diz a professora, ressaltando também a psicologia do esporte, do consumidor e jurídica, áreas específicas dentro da profissão. Com 11 anos de atuação e seis turmas formadas, Aletéia esclarece que a formação do psicólogo na UNIGRAN passa por duas grandes ênfases: a social e comunitária (que trabalha com os diferentes ID_TIPOs de públicos – raças/etnias), e a clínica (que atua na orientação de terapias em consultórios, hospitais, ambulatórios e centros de saúde). “Outro diferencial é que o nosso formando pode atuar tanto na licenciatura como no bacharelado, pois ele sai da faculdade com as duas formações”, complementa a coordenadora. Para garantir a formação do aluno, a Psicologia da UNIGRAN investe na inserção do estudante no campo do estágio. No primeiro ano do ID_CURSO ele já tem contato com a ciência da psicologia, tendo forte embasamento científico para que, quando chegar ao terceiro ano, tenha a oportunidade de atuar em instituições que trabalham com a reinserção de pessoas ao meio social. O ID_CURSO tem formação de cinco anos, sendo oferecido nos períodos matutino e noturno. Além de estagiar em diferentes instituições com a supervisão dos professores, o aluno atua também no Núcleo de Psicologia da UNIGRAN, local onde é desenvolvida a atenção clínica a pacientes da comunidade de Dourados. O serviço é oferecido à população de segunda a sexta-feira e o estudante faz estágio conforme o seu horário e a demanda do Núcleo. Ele participa também de diferentes projetos de extensão, como arteterapia, ludoterapia, orientação vocacional, entre outros. A coordenadora Aletéia Ferruzzi se orgulha ao falar dos egressos que hoje atuam no mercado de trabalho e são conhecidos regionalmente. Segundo ela, há profissionais de destaque em diferentes áreas, como no gerenciamento organizacional, hospitalar e, também aqueles, que montaram sua própria clínica e consultoria de reID_CURSOs humanos, bem como os que procuraram à área da docência, fizeram mestrado, doutorado e são professores da UNIGRAN e de outras instituições de ensino. A entrada para o ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN pode ser garantida por meio do vestibular, que está com inscrições abertas até quinta-feira (18/11) pelo site www.vestibularunigran.com.br. As provas serão realizadas no sábado, dia 20, às 14h. A novidade deste vestibular é o ID_CURSO tecnológico em Design de Moda. (FV)