ADMINISTRAÇÃO: Investir em gerenciamento garante rentabilidade

Aulas práticas ampliam o aprendizado dos estudantes de Administração com ênfase em Empresas e Agronegócios
Garantir bons lucros e ver o empreendimento crescer cada vez mais. Esse é o desejo de empresários que montam seus negócios e querem consolidar-se no mercado. Marcelo Ioris Koche, coordenador do ID_CURSO de Administração com ênfase em Empresas da UNIGRAN, alerta os empreendedores para o fato de que o planejamento é função básica da administração e os negócios somente darão certo nas empresas que planejam. Segundo ele, o empresário aumenta a rentabilidade da empresa quando investe em técnicas de planejamento e gestão, e o profissional administrador só consegue atender essas necessidades na medida em que organiza, lidera e controla as ações da empresa. Em função do crescimento da economia brasileira, planejar as atividades a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo é fundamental para tornar o empreendimento um negócio sólido e com credibilidade no mercado. Atualmente a área da administração é uma das mais aquecidas entre as profissões. “As empresas entenderam que, quanto mais preparado o funcionário, independente se ele ocupa setor administrativo médio, alto ou operacional, mais qualificada é a sua formação, se comparado aquele indivíduo que aprendeu a profissão na prática”, diz Marcelo Koche. Um exemplo disso, segundo ele, são os estudantes de Administração com ênfase em Empresas da UNIGRAN, que já saem da faculdade atuando na profissão, muitos deles já empregados. Isso acontece, de acordo com o coordenador, devido às oportunidades de estágio ser amplas, demandando profissionais para os diferentes ID_TIPOs de empresas. “A colocação no mercado de trabalho é rápida e isso tem atraído muitos alunos a cursar administração. É claro que se destacam aqueles que procuram investir cada vez mais na carreira”, ressalta. Na área de administração, a UNIGRAN oferece ID_CURSOs com dois ID_TIPOs de ênfase: em Empresas e Agronegócios. Essa última é direcionada ao setor agropecuário, área que impulsiona a economia de muitos estados brasileiros, inclusive Mato Grosso do Sul. José Ciro Teixeira, coordenador de Agronegócios, diz que o setor também é crescente, principalmente com a introdução de tecnologias no campo, tornando o mercado competitivo. Ele explica que o Administrador com ênfase em Agronegócios é um profissional que tem todas as habilidades de planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de uma empresa, sendo capacitados a atuar nas agroindústrias canavieiras, de grãos e de carnes, nos bancos, cooperativas agrícolas, sindicatos rurais, empresas que comercializam insumos agrícolas e pecuários, empresas de consultoria e planejamento agropecuários, empresas próprias, em instituições públicas ou privadas, entre tantas outras. Ambos os ID_CURSOs têm forte formação teórica e durante os quatro anos de formação acadêmica, mantém contato com profissionais de diferentes áreas da administração, como empresários, consultores e palestrantes que colaboram com exemplos práticos do cotidiano. Atuam também com Empresa Júnior, onde se tem a possibilidade de aprender o voluntarismo, aplicar a criatividade, compartilhar os conhecimentos, exercitar a responsabilidade e desenvolver o comprometimento. O vestibular para os ID_CURSOs de administração com ênfase em Empresas e Agronegócios da UNIGRAN está com inscrições abertas pelo site www.vestibularunigran.com.br, até quinta-feira (18/11). As provas serão realizadas no sábado, dia 20, às 14h. A novidade do processo seletivo desse ano é o novo ID_CURSO tecnológico de Design de Moda. (FV)