Agronomia e tecnologia

Os laboratórios do ID_CURSO de agronomia são fundamentais para o desempenho dos acadêmicos
Os acadêmicos do ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN são beneficiados pela tecnologia disponível no ID_CURSO. São muitos os laboratórios abertos aos alunos: laboratórios específicos de solo; de microbiologia, fitopatologia e de entomologia de sementes; e, além desses laboratórios específicos, são utilizados laboratórios multidisciplinares como: de fisiologia vegetal; de biologia; de bioquímica; de reprodução animal; de anatomia animal e tecnologia de alimentos. Em quase todas as disciplinas que existem na grade curricular do ID_CURSO, são realizadas as aulas práticas nos laboratórios, tanto nos que se encontram na universidade, quanto os que existem na área experimental. “A prática complementa de maneira eficiente a teoria”, afirma a coordenadora do ID_CURSO, Raquel Bonacina Vitorino. A coordenadora também exalta a importância da tecnologia para o engenheiro agrônomo; “o produtor está ligado o tempo todo à tecnologia e às inovações tecnológicas que ocorrem. Tecnologia não se resume em implementos e equipamentos novos. São novos métodos, novas técnicas de manejo adotadas pelos produtores”, ressalta, chamando a atenção para a necessidade desta constante atualização profissional. O acadêmico Luiz Sebastião Filoto considera que as atividades dentro dos laboratórios são muito importantes. “Analisamos tecido vegetal, solo, fisiologia de sementes, composição de produtos químicos, tudo que faz parte de nossa profissão mesmo”, diz ele. Mercado de trabalho O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Bruno Tomazini, chama a atenção para o enorme leque de atuação no mercado de trabalho e para as múltiplas áreas de atuação profissional. Para ele, o mercado de trabalho oferece grandes oportunidades de emprego, devendo o profissional se dedicar à área escolhida. Como exemplo, ele citou que o agrônomo pode atuar com vistoria e perícia, melDATA_HORAmento genético vegetal, topografia, ecologia e meio ambiente, avaliação, fitossanidade, educação, ensino, pesquisa, enfim, numa vasta área. “As opções são grandes, mas é preciso muita dedicação”, disse Bruno Tomazini.O presidente da Aegran afirmou, ainda, que o período de estágio universitário é uma das melhores oportunidades de desenvolver as habilidades profissionais e conseguir com mais facilidade se encaixar no mercado de trabalho. Conhecimento e ética Raquel Bonacina Vitorino, coordenadora do ID_CURSO, reconhece a importância da tecnologia para a profissão. “É necessário que o engenheiro agrônomo esteja atualizado. A produção, hoje, depende de tecnologia, não só da tecnologia de maquinários, mas do conhecimento, da pesquisa, e para trabalhar com tecnologia, você tem que ter embasamento, e a gente foca em cima disso daí: nosso ID_CURSO é voltado para a agricultura sustentável”, define. Bonacina destaca a formação ética do aluno. Juntamente com a qualificação técnico-científica de alto nível – nos laboratórios e na área experimental da UNIGRAN – é importante explorar os reID_CURSOs do ambiente de forma consciente, especialmente, na agricultura familiar. “Não importa só a produção, tem a questão social, a questão ambiental que hoje são tão importantes quanto à produção em si, independente de ser grande produtor ou pequeno produtor”, falou. VESTIBULAR – O ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN tem a duração de nove semestres. Recentemente obteve nota quatro no processo de reconhecimento pelo MEC, numa escala de zero a cinco. As inscrições para o Vestibular 2011 estão abertas até o dia 18/11, e podem ser feitas, pela Internet, no endereço www.vestibularunigran.com.br.