Dignósticos e oportunidades norteiam Semana Acadêmica de Biomedicina

Abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira e contou com a participação de professores, estudantes e profissionais
Optando por assuntos não abordados em sala de aula, o ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN iniciou na manhã desta terça-feira a VII Semana Acadêmica. Com o tema “Diagnosticando Oportunidades”, o evento tem como objetivo abordar assuntos diversificados para que os alunos possam ter referências em diferentes temáticas da área da saúde, correlatas ao profissional biomédico. A semana, que acontece entre os dias 16 e 19 de novembro, terá palestras no período da manhã e mini-ID_CURSOs na parte da tarde. “Durante o evento os alunos terão um panorama geral das áreas de atuação e das atividades que o profissional biomédico pode atuar no mercado de trabalho”, disse o coordenador do ID_CURSO, Marcus Vinicius Rodrigues. Além de toda programação, os alunos do último ano apresentarão os trabalhos de conclusão de ID_CURSO. Eles serão avaliados por uma comissão. Juntamente com os acadêmicos de biomedicina estarão alguns alunos do ID_CURSO de Farmácia que também se inscreveram para apresentação de trabalhos científicos. (IO/FV) PROGRAMAÇÃO Quarta-feira - dia 17 Palestra – 8h20 - História natural da tuberculose no município de Dourados, com o médico Júlio Henrique Croda (UFGD) Palestra – 9h20 – Efeito Phyllanthus (quebra-pedra) sobre a formação e composição de cálculos na litíase urinária, com o biomédico Márcio Eduardo de Barros (UFGD). Apresentação de trabalhos científicos - 10h10 – Palestra -10h30 – Introdução à citologia esfoliativa, com a biomédica Silvia Zucchi Bailão (CUBM), de Ribeirão Preto, São Paulo. 13h30 às 16h. MiniID_CURSO 3: Coleta de sangue e processamento de amostras para exames laboratoriais. 13h30 às 16h – MiniID_CURSO 4: Relação entre HPV e Câncer de Colo de Útero Quinta-feira – dia 18 Palestra – 8h20 – Genética médico-legal, com o biólogo Eduardo Carvalho de Almeida (Instituto Criminalista Hercílio Macellaro/CGP/MS) Palestra – 9h20 – Desafios e perspectivas da leishmaniose visceral humana e canina no Mato Grosso do Sul, com o médico veterinário Thiago Leite Fraga (UNIGRAN). 10h10 – Apresentação de trabalhos científicos Palestra – 10h30 – Toxicologia da reprodução biomédica, com a professora Arielle Cristina Arena (UFGD) 13h30 às 16h – MiniID_CURSO: Microbiologia ambiental 13h30 às 16h – MiniID_CURSO: Resistência bacteriana: aspectos laboratoriais Sexta-feira – dia 19 Palestra – 8h20 – Síndrome metabólica, com o médico José Flávio Sette (UFGD) Palestra – 9h20 – Auditoria em Biomedicina, com Thayara Paolla Almeida Pinto (Hospital Regional/CG) Palestra – 10h30 – Acupuntura Biomédica, com Anderson H. Prellvitz 13h30 às 16h – MiniID_CURSO: Microbiologia ambiental, com as professoras Vanessa Menegatti e Perla Loureiro (UNIGRAN) 13h30 às 16h – MiniID_CURSO: Resistência Bacteriana: aspectos laboratoriais, com a professora Bruna Parente (UNIGRAN)