Dedicação, e amor ao próximo, isso é a enfermagem

O que leva alguém a dedicar-se à enfermagem? Ajudar o próximo, dar assistência a quem necessita, ou até mesmo seguir seu dom, é o que leva várias pessoas ter a Enfermagem como profissão. O enfermeiro tem como função principal, assistir o paciente, cuidar, e levá-lo à sanidade física, mental e social. Na UNIGRAN, os acadêmicos saem integrados com o meio profissional e com a sociedade. A principal preocupação dos professores é fazer com que o futuro profissional de saúde esteja capacitado para atender a comunidade. Um enfermeiro pode trabalhar em hospitais particulares e clínicas, ou na saúde pública. A coordenadora do ID_CURSO na instituição, Tatiana Vallezzi Santos, aponta a diferença entre essas duas alternativas: “o grande diferencial é que, no mercado particular, o enfermeiro cuida do paciente no leito; no mercado de saúde coletiva, vai tratar um paciente que não está necessariamente doente, dando a ele uma assistência desde a sua casa, auxiliando na saúde familiar”. A concorrência é forte nesse mercado de trabalho, por isso, uma maneira para obter destaque é se especializar. Consciente dessa situação, a universitária Luana Timm Ávila, que cursa o 6° semestre, já pensa em ir adiante aos estudos. “Quero me especializar em saúde mental, acredito que vou adquirir mais conhecimento. Sou apaixonada pelo que faço e poder ajudar o próximo é uma satisfação”, diz ela. A especialização vai além de adquirir conhecimento, um profissional que se preocupa com uma melhor qualificação tem o piso salarial maior. Com o ID_CURSO universitário o profissional da área recebe até R$ 2,1 mil. Já um profissional com um mestrado, segundo o Conselho Federal de Enfermagem, pode ganhar até R$ 5, 6 mil. (IO)