ID_CURSO de planejamento de cidades constrói visão mais crítica em acadêmicos

Em uma das atividades, estudantes expuseram desenhos do perID_CURSO de suas casas até a UNIGRAN
O planejamento urbano tem como objetivo melDATA_HORAr ou revitalizar certos aspectos, como qualidade de vida da população dentro de uma área urbana. Com essa perspectiva, durante a Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN, está sendo desenvolvido o ID_CURSO “Planejamento de Cidades”, ministrado pela professora mestre Maria Lúcia Torrecilha. O ID_CURSO, de três dias, estimula os estudantes a buscar informações para uma análise da realidade urbana regional. No primeiro dia do encontro, na manhã de terça-feira, os participantes tiveram que colocar no papel o perID_CURSO de suas casas até a UNIGRAN. A proposta tinha como objetivo fazê-los refletir sobre os problemas urbanos. Segundo a professora, a atividade despertou os alunos a terem um olhar mais crítico por onde eles passam todos os dias. Já no período da tarde, os participantes do ID_CURSO foram até o Parque Antenor Martins observar as condições sociais, fisicas e ambientais do local. “A itenção foi mostrar o impacto do ambiente contruído sobre o ambiente natural, dispertando os alunos para as questões problemáticas daquela área, que em uma ação projetual pode orientá-los como futuros gestores municipais, e também proporcionar a compreensão real, para uma prospectiva de uma cidade ideal” relata Maria Lúcia Torrencilha. Ela diz que é necessário o planejamento da cidade para que as necessidades básicas como água energia e esgoto não tenham prejuízos, trazendo caos para a infraestrutura. Torrecilha disse ainda que o transporte, trânsito e a circulação de pedestre, também são uma preocupação para o urbanista, além do destino de todo o lixo da cidade, que se mal depositado pode causar um desequilíbrio ambiental. A professora finaliza dizendo que, essas situações de organização municipal, só serão concretizadas ser forem implementadas através de políticas públicas coerentes. “Deve-se reconhecer os erros, ver os problemas para que se projete uma estrutura ideal, primando pela melhoria da qualidade de vida”, concluiu (IO).