Dinâmica de teoria e prática na Jornada de Farmácia

Professor Luciano Sampaio faz demonstração sobre local onde deve ser realizada aplicação
A tarde ontem(08)rendeu experiência aos acadêmicos que participam da Jornada Acadêmica de Farmácia, no que diz respeito à aplicação de injetáveis e à manipulação de semi-sólidos: pomadas, géis, cremes, óvulos e supositórios. Esses, os temas foram abordados durante os dois miniID_CURSOs ministrados pelos professores Luciano Sampaio e Ana Claúdia P. Raminelli. Em um dos miniID_CURSOs, os futuros farmacêuticos tiveram a oportunidade de aprender técnicas sobre a aplicação de injetávies, observando os locais apropriados para a aplicação e formas de manipulação dos injetores. Além disso, no final do miniID_CURSO, eles puderam ter a prática do procedimento com auxílio do ministrante. “É preciso que o profissional esteja sempre buscando parâmetros para que sua farmacoterapia dê bons resultados”, pontua o professor ao ressaltar que, como o farmacêutico é um profissional que está sempre buscando o bem estar da população no coletivo ou individual, é fundamental que ele tenha conhecimento, boa prática e, principalmente, técnica de aplicação; podendo, assim, realizar todos esses procedimentos quando necessário. No outro miniID_CURSO, a professora mestre Ana Claúdia P. Raminelli proporcionou, aos acadêmicos, noções básicas sobre manipulação e aplicação de alguns semi-sólidos já conhecidos no meio farmacêutico. Com isso, o miniID_CURSO possibilitou aos participantes a aprendizagem de em quais circunstâncias devem aplicar cada um dos semi-sólidos, seja ele pomada, gel, creme, supositório ou óvulo, no caso de mulheres. “O acadêmico, quando formado, estará trabalhando com fórmulas semi-sólidas; portanto, é necessário que ele tenha total conhecimento para que possa optar pela melhor fórmula e, assim, cumprir o princípio ativo prescrito pelo médico”, finaliza Ana Claúdia. Nessa quarta-feira (09), à noite, a professora realiza a segunda etapa do miniID_CURSO, no bloco 6, sala 02, a partir das 19h30.(LR/CM)