ID_CURSOs da Semana Acadêmica abordam o uso de fluoretos e endodontia

ID_CURSOs contaram com a participação de acadêmicos e profissionais
Durante a III Jornada de Odontologia, nesta quinta-feira, dois ID_CURSOs abordaram temáticas do cotidiano profissional. No período da manhã, o tema tratado foi o “Uso de fluoretos na clínica de odontologia”, proferido pelo doutor Paulo Zárate. À tarde, o assunto “Alterações pulpoperiapicais: ênfase no diagnóstico para ter sucesso no tratamento” foi abordado pela dentista mestre Cibele Zárate. De acordo com a professora Paula Tereza Vardasca de Oliveira, coordenadora do evento, a intenção ao abordar o primeiro tema foi de demonstrar, principalmente aos acadêmicos, a utilização correta do fluoreto. “Foi um ID_CURSO sobre saúde coletiva, que abrangeu praticamente todas as disciplinas ministradas no ID_CURSO, pois é utilizada dentro da clínica, com muita frequência”, explica a professora. Paula Vardasca disse ainda que os fluoretos ganham ênfase por estar presentes na saúde pública douradense, e grande parte dos acadêmicos tem pretensão de atuar nessa área. Já a temática de alterações pulpoperiapicais envolve a área da endodontia - especialidade responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. A ministrante abordou o diagnóstrico e os tratamentos. “Esse assunto deve ser tratado sempre, pois é a situação mais crítica que o profissional vai enfrentar nos consultórios. Quanto mais cedo o estudante discutir e se deparar com a situação mais ele irá sentir-se seguro para resolvê-las” pontua a ministrante, Cibele Zárate. O enfoque do ID_CURSO foi a inflamação da gengiva, que ocasiona a dor. Segundo a dentista, esse é um dos principais motivos que levam o paciente a procurar um profissional, porém, isso acontece quando o caso ja está extremamente crítico, dificultando o tratamento. “Além do paciente estar no momento de sofrimento, o diagnóstico, e depois o tratamento, ficam mais trabalhosos. Nem todos os profissionais se encontram psicologicamente e tecnicamente preparados para realizar esses procedimentos, por isso a importância de lidar com esse assunto”, finaliza a ministrante. No dia 5, sexta-feira, período da manhã, a Jornada tratou sobre “Aquisição da imagem na Odontologia”, com o professor doutor Gilberto Aparecido Coclete (Unesp), e à tarde, “Periodontia, do controle da infecção à estética”, com o professor doutor Valmir Macarini (Unoeste). (LR/FV)