Odontologia debate os avanços na saúde bucal

Evento foi aberto nesta quarta-feira com palestra sobre o planejamento em prótese Facial removível
O uso de fluoretos nas clínicas, tratamentos de periodontia e aquisição da imagem na odontologia são algumas das temáticas que estão sendo debatidas na III Jornada de Odontologia da UNIGRAN. Os temas atuais abordam as novidades científicas e ampliam o currículo de estudantes e profissionais. A abertura do evento, nesta quarta-feira, discutiu o planejamento em prótese Facial removível. O assunto foi tratado pelo professor doutor Anísio Lima da Silva, da UFMS. A Jornada acadêmica vai até sexta-feira. Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de debater os principais avanços em tratamentos na saúde bucal, com palestrantes renomados no país. Na solenidade de abertura, que teve a presença do representante do Conselho Regional Fernando Camargo, o coordenador do ID_CURSO, André Afif Elossais, lembrou que a matriz curricular e a infraestrutura das clínicas de odontologia UNIGRAN atendem todas as exigências do Ministério da Educação (MEC), prova disso é nota 5 obtida em setembro, conceito máximo atribuído a um ID_CURSO de Ensino Superior. Também durante a solenidade foram presenteados os alunos que construíram as melhores próteses em 2008, 2009 e 2010, durante aula prática do ID_CURSO. A professora Camila Ramos elogiou os trabalhos. NOTA MÁXIMA O reconhecimento de excelência, garantido pelo MEC, mostra o empenho da Instituição em consolidar seus ID_CURSOs num curto espaço de tempo. A primeira turma de formandos saíra neste ano de 2010. A matriz curricular de disciplinas integradas, o perfil de formação generalista e humanista, são alguns dos principais destaques da Odontologia da UNIGRAN. O coordenador André Afif lembra da vinda do ID_CURSO para Dourados; uma grande luta iniciada pela Instituição nos anos 90, e concretizada em 2006. “Diziam que a região de Dourados não tinha vocação para a Odontologia. Provamos que tem e que podemos ser destaques em infraestrutura, corpo docente e matriz curricular”, enfatiza o coordenador, que veio de Campo Grande para lecionar em Dourados. Lançado pelo MEC, a característica de ID_CURSO-modelo que atenda a realidade da saúde bucal regional e por formar profissionais generalistas, foi alcançada pela Odontologia da UNIGRAN e por poucas instituições do país. André Afif ressalta, ainda, os projetos de extensão desenvolvidos pelo ID_CURSO e os convênios firmados com a Prefeitura de Dourados e Funasa, que possibilitam os estudantes a desenvolver estágio em observação, a partir do primeiro ano do ID_CURSO, e de tratamento básico e orientação em saúde bucal na Reserva Indígena, do segundo ano em diante. Outro grande “trunfo” do ID_CURSO é a tecnologia empregada nas clínicas odontológicas, que contam com 43 boxes de atendimento à comunidade, em diagnóstico bucal, atenção básica, serviço de urgência, pronto-socorro odontológico e atendimento infantil. (IO/FV)