VI Semana Integrada de Comunicação inova nos temas

A comunicação é necessária a todos, por isso esse apoio à sua democratização", diz a coordenadora
Com o tema “Comunicação responsável”, a Semana Integrada de Comunicação (Sincom) acontece entre os dias 8 e 12 de novembro, no centro de eventos UNIGRAN. A Sincom 2010 une os ID_CURSOs de Jornalismo, Publicidade e Marketing e Tecnologia em Produção Publicitária e tem como principais objetivos levantar a questão da liberdade de expressão e discutir o papel da mídia na construção de um novo modelo de desenvolvimento, responsável e auto-sustentado. Segundo a coordenadora dos ID_CURSOs de Comunicação Social, Maria Alice Campagnoli Otre, “a escolha do tema foi uma ideia inovadora, pois nós sempre focamos o lado tecnológico, o que vinha de modernidade. Nesse ano, por um apelo nacional, se escolheu pensar um pouco melhor a comunicação pela questão da ética, da responsabilidade e da regulamentação”, explica. Palestras, oficinas e exposições serão algumas das atividades disponibilizadas aos inscritos. A primeira palestra, ministrada por João Brant, representante do Intervozes (Coletivo de Comunicação Brasil), traz a seguinte pergunta: “A liberdade de expressão está sob ameaça no Brasil?”. Em resposta a essa questão, a palestra esclarece quais são as reais ameaças à liberdade de expressão, como elas se concretizam e de que forma é possível ampliar o exercício desse direito humano. A segunda palestra conta com a presença da indígena Jaqueline Gonsalves e de comunicadores da ONG Ação dos Jovens Indígenas (AJI), de Dourados, além de Argemiro de Almeida, da Rede Rua de São Paulo, que trabalha a comunicação com pessoas em situação de rua na capital paulista. Eles realizaram um painel de discussões jamais abordado antes nesse evento, enfocando a comunicação a serviço de todos. As oficinas ocorrem no período vespertino e noturno, com opções em rádio, televisão, fotografia e novas tecnologias. Ao todo, são mais de 20 oficinas ministradas, à comunidade, por professores e acadêmicos da UNIGRAN. Colóquios e Mostras A programação do evento disponibiliza, ainda, duas outras atrações, o IV Colóquio de Comunicação, no dia 12, destinado a estudantes de comunicação de todo o Mato Grosso do Sul que tenham desenvolvido trabalhos como projeto de pesquisa, artigo científico ou trabalhos diversos. Mais uma vez acontece a Mostra de Comunicação Experimental, uma forma de expor trabalhos práticos experimentais realizados por acadêmicos do último semestre dos ID_CURSOs. Nessa mostra é possível ver veículos pilotos de jornalismo e campanhas publicitárias experimentais. A turma de segundo semestre dos ID_CURSOs de Jornalismo e Publicidade & Marketing também apresentam o Festival da Mandioca, no mesanino do Centro de Eventos. Produtos criados a partir da rama, caule ou folha da mandioca foram produzidos e serão lançados na mostra, que encerra as atividades da disciplina de Planejamento e Produção em Comunicação. A visitação das mostras é gratuita, aberta a toda comunidade no dia 11, às 19hs. A inscrições podem ser feitas na coordenação dos ID_CURSOs de Comunicação Social da UNIGRAN, bloco 7, o valor do investimento é de R$ 50,00. No caso do IV Colóquio, os interessados podem inscrever-se até o dia 05, no mesmo local. Mais informações no site: sincom@unigran.br ou pelo telefone: (67) 3411-4173.