VESTIBULAR 2011: UNIGRAN oferece ID_CURSO tecnológico em Design de Moda

O mercado da moda demanda de profissionais qualificados para atuar no setor têxtil e da confecção
Como forma de atender o mercado da confecção, que a cada ano vem crescendo em Mato Grosso do Sul e no País, a UNIGRAN vai oferecer para o Vestibular 2011 o ID_CURSO tecnológico de Design de Moda, com duração de dois anos. As vagas serão ofertadas no período noturno para ingresso a partir do ano que vem. Os ID_CURSOs tecnológicos são reconhecidos pelo Ministério da Educação como Ensino Superior e a UNIGRAN já atua nesse segmento com formação consolidada de profissionais em Produção Agrícola, Estética e Produção Publicitária. Dados do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de MS (Sindvest) apontam que, no Estado, o setor de confecções tem 630 indústrias de pequeno, médio e grande porte. De fiação, são pelo menos 4; de tecelagem, 8, e de confecção 618. Novas indústrias têxteis estão em fase de negociação para se instalarem em Mato Grosso do Sul e, as que já estão em funcionamento, trabalham a todo vapor e investem no crescimento do mercado. Resultado do bom momento do setor. Somente na região da Grande Dourados estão instaladas cerca de 80 empreendimentos. O empresário Gilson Kleber Lomba, presidente do setor na região sul do Estado, diz que a confecção deu um salto nos últimos anos e muitas empresas têm encontrado dificuldade em contratar mão-de-obra qualificada. “Com a parceria do Senai, Fiems/Sebrae e Governo do Estado, temos conseguido formar profissionais nas áreas mais básicas como a costura, mas o setor da indústria têxtil e confecção é grande e precisa de equipes em gestão, criação, moda”, disse o empresário. Pensando na formação de mão-de-obra qualificada e na carência do mercado de trabalho é que a UNIGRAN implanta o ID_CURSO tecnológico de Design de Moda. O profissional formado nessa área terá como objetivo atuar na criação de confecções e colaborar na gestão de empresas ligadas ao setor da moda. Por se tratar de uma profissão dinâmica, tanto o ID_CURSO como os estágios serão atualizados de acordo com as tendências do momento. O profissional de Design de Moda terá como atributos criar padrões e estampas para a indústria têxtil, desenvolver modelos para a indústria de confecção, analisar tendências de moda e contribuir para a definição do estilo das novas coleções, bem como atuar no setor de marketing empresarial. Para formar esse profissional, o ID_CURSO terá em sua matriz curricular disciplinas teóricas e atividades práticas, como história e produção da moda, cultura brasileira, tecnologia têxtil, modelagem, desenho, gerenciamento de produção, gestão industrial, negócios e eventos de moda. A oferta do ID_CURSO já é vista com bons olhos pelo presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário da região sul. De acordo com Gilson Kleber, a mão-de-obra qualificada numa determinada região contribui para a instalação de novas empresas. “Na região da Grande Dourados, por exemplo, várias empresas já demonstraram interesse em implantar suas indústrias”, diz o sindicalista. “Quando o mercado encontra profissionais capacitados torna-se mais prático o crescimento do setor”, avalia. VESTIBULAR As provas do Vestibular 2011 da UNIGRAN acontecem em 20 de novembro. As inscrições serão abertas através do site www.vestibularunigran.com.br a partir de segunda-feira (1º de novembro). São 26 opções nas áreas do Direito, Administração, Saúde, Educação, Agrárias, Arquitetura e Comunicação.