Wilson Barbosa Martins será homenageado na UNIARTE

Ex-governador do Mato Grosso do Sul vai lançar seu mais recente livro “Memória: janela da história”
Na abertura da 26ª UNIARTE, nesta segunda-feira, às 19h30, quatro personalidades serão homenageadas, dentre elas, o ex-governador do Estado Wilson Barbosa Martins. Também recebe homenagens Idara Duncan, Liana de Souza Pietramale e Vilma Pizzini. Desde 2008, a UNIARTE incluiu em sua programação homenagens e congratulações às pessoas e às instituições que apóiam, incentivam, divulgam ou difundem a arte e a cultura em Mato Grosso do Sul. Entre os homenageados destacam-se artistas, pesquisadores, professores e jornalistas que há várias décadas se dedicam à produção, ao ensino, à pesquisa e à divulgação científica e artístico-cultural. Com 93 anos, Wilson Barbosa Martins tem uma grande história na política sul-mato-grossense. Depois de formado em Direito, em São Paulo, Wilson retornou à terra natal, Campo Grande, no início da década de 1940, onde formou família e se estabeleceu como advogado. Em 1958, é eleito prefeito de Campo Grande e em um período de instabilidade política no país, em 1963, torna-se deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN). Volta à Câmara dos Deputados, em 1969, reconduzido pelo recém-criado Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Porém, teve seus direitos políticos suspensos por dez anos e seu mandato cassado pela ditadura militar por defender os direitos políticos e de cidadania, voltando, então, às atividades como advogado. Como primeiro governador eleito pelo voto direto em Mato Grosso do Sul, retornou à vida pública, em 1982. Com participação destacada na Constituição Federal de 1988, que restabeleceu as bases da democracia no Brasil, após três anos à frente do Executivo estadual (1983-1986), é eleito senador constituinte pelo PMDB. De 1995 a 1998, esteve de novo à frente do governo estadual, encerrando, então, a carreira política, ficando com as atividades particulares em seu escritório de advocacia. Wilson Martins irá também lançar o seu mais recente livro “Memória: janela da história”. A obra biográfica conta sua caminhada de vida, que mostra também tanto a história do Mato Grosso do Sul, como importantes momentos da história do Brasil, como a Revolução Constitucionalista de 1932 e do processo de redemocratização do País na década de 1980. MAIS HOMENAGEADOS A homenageada Idara Duncan é carioca e reside em Mato Grosso do Sul desde 1961. Formada em Letras com Inglês, tem pós-graduação em Língua Portuguesa, sendo professora aposentada da rede Estadual de Ensino. Ela foi Presidente da Fundação de Cultura de MS, Secretária Adjunta da Secretaria Estadual de Cultura; Secretária de Estado de Cultura e Esportes de MS; Vice-Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura e integrou o Conselho Estadual de Cultura por dezesseis anos. Implantou inúmeros projetos culturais. Autora de livros, atualmente integra o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Já Liana Pietramale é empresária douradense, sendo sempre defensora da cultura sul-mato-grossense. Responsável pelo ambiente do Kikão Restaurante, instalou um painel com fotografias catalogadas de Dourados, mantendo a memória fotográfica, e os pontos turísticos da cidade. Esse trabalho (exposição) tem como objetivo estimular o talento dos artistas locais e regionais, e dar oportunidade às pessoas, de apreciarem as suas vocações. Sempre presente nos movimentos culturais, a professora aposentada Vilma Pizzini também é nascida no Rio de Janeiro, mas reside em Dourados desde 1961. Graduada em Letras, lecionou durante 25 anos na rede pública de ensino (inglês e artes visuais). Foi ainda colunista do jornal O Progresso e participou por muitos anos do coral Guaraoby. (FV)