Espetáculos abrem nesta segunda-feira a UNIARTE

Lenilde Ramos será a cantora da noite de abertura da XXVI UNIARTE
O maior evento científico-cultural do Cone Sul abre hoje, às 19h, no Salão de Eventos da Unigran. A XXVI Uniarte/VII Encontro Multidisciplinar de Educação recebe o público com show pirofágico do Grupo M´Boitatá (Arte de Rua) e intervenções poéticas do GruTe Porã. Na abertura oficial do evento a programação conta, entre dezenas de atividades paralelas, com a presença do ex-governador Wilson Barbosa Martins, que será homenageado e lançará o seu mais recente livro Memória janela da história. Entre as personalidades homenageadas estão Idara Duncan, Liana de Souza Pietramale e Vilma Pizzini,. Depois das homenagens, às 20h, Lenilde Ramos (sanfona e voz) acompanhada dos músicos Guilherme Cruz (guitarra), Sandro Moreno (bateria), Luciano Borges (baixo) e Uirá Metello assumem o palco para abrilhantar, ainda mais, a abertura do evento. A sanfoneira incluiu no repertório poesias musicadas por ela, de autoria dos douradenses Emmanuel Marinho, Joel Pizzini e June Torres. Paralelamente a apresentação de painéis, serão lançados livros com a presença dos autores. Além do livro Memória janela da história, de Wilson Barbosa Martins, também, estarão sendo lançados os livros: A teia do contar na Nhecolândia: a personagem lendária Mãozão, de Áurea Rita Ávila Lima Ferreira; DisID_CURSO indígena: aculturação e polifonia, de Rita de Cássia Pacheco Limberti; Ensino de Artes x Estudos Culturais, de Marcos Antônio Bessa-Oliveira; Formas espaços e tempos: reflexões lingüísticas e literárias, Vânia Maria Lescano Guerra e Edgar Cezar Nolasco (Org.); O meio é a mestiçagem, de Amálio Pinheiro (Org.) e o livro infantil O menino que engoliu o sol, de Ricardo Pieretti Câmara. A programação conta ainda com o "vernissage" das exposições de artes visuais. Entre as coletivas estão a XVIII Mostra Guaicuru de Artes Visuais com os artistas Abílio Escalante, Ana Ruas, Andrea Luz, Ari Correa, Blanche Torres, Buga, Cello Lima, Claudia Ollé, Della Barba, Genésio, Genessi Grosbelli Irie, Gewa, Gisele Spengler, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Kinho, Lino Bambil, Lúcia Barbosa, Maria Thereza, Maria Pessoa, Marilena Grolli, Mário Meneguelli, Monique Merlone, Nelson (Jacaré), Paulo Parlagreco, Paulo Rigotti, Priscilla Pessoa, Zilá Soares e Zaíra Marliza. A Mostra da Produção Visual do Cone Sul tem obras de Andréa Alves, Blanche Torres, Célia Oliveira, Cello Lima, Claudia Ollé, Douglas Raldi Herrera, Esmeralda Borges, Genessi Grosbelli Irie, Gilson Pereira da Silva, Haroldo Barros, Helena Rosali, Homero Torres, Hosana Ortiz, Jorge Yamashita, José Teodoro Filho, Kátia Horn, Kinho, Leda Cruz, Lenita Lange, Lília Mendes, Lílian Rosa, Lygia Cristina da Silva, Marlon Beraldo, Maria Aparecida (Fita), Maria Reis, Marceli Pereira Mendes, Mary Slessor, Meire Milan, Nilson Pivetta, Oswaldo Arnez, Paulo Rigotti, Rodrigo Bento, Terezinha Yamashita e Zaira Marliza; o II Salão de Artes Visuais Weimar Torres, com as obras premiadas dos artistas Diego de Campos e Evelin Andrade, Douglas Raldi Herrera e Helena Rosali e a Exposição Coletiva Bonito 2010, coletiva inédita de artistas bonitenses, com a participação de Alessa, Alex Porto, André Turatti, Beto Marson, Buga, Fernando Marson, Ilza Leão, Jaqueline Fachini, Maria Pires, Marcelo Leão de Moura, Paulo Rigotti, Sebastião Amaro Junior, Sérgio da Gruta, Suélen Becker, Sandra Romano, Silvia Rojéria Deixum e Tetê Irie. Os grafiteiros Binho Martins (SP) e Marilena Grolli, de Campo Grande, mostram o cotidiano popular e a artista de Bonito, Buga, expõe telas e objetos que mostram a força da artista-mulher. A gravadora douradense, Genessi Grosbelli Irie, resignifica a iconografia indígena em pinturas e gravuras recentes. Tem, ainda, Acervo da Embaixada Brasileira em Assuncion de um dos maiores gravadores do Brasil, o festejado Lívio Abramo. Mais informações: (67) 3411-4138 ou no site: http://www.unigran.br/eventos/uniarte/index.html.