Pacientes da fisioterapia participam de atividades multidisciplinares

ID_CURSO de artes manuais são ações desenvolvidas com os pacientes idodos que procuram a Clínica
Garantir qualidade de vida aos pacientes idosos que procuram atendimento na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN. É com esse objetivo que o setor de Serviço Social da Clinica tem desenvolvido trabalhos que conciliem a recuperação da saúde física das pessoas com ações que promovam o bem-estar. As atividades de promoção à saúde são desenvolvidas pelos ID_CURSOs de Educação Física, Serviço Social, Fisioterapia e Psicologia, cada um deles exercendo atividades em sua área profissional. Os trabalhos integram o projeto de extensão “Qualidade de vida na terceira idade”. Atuando com diferentes grupos a cada semestre do ano, o projeto, atualmente, irá implantar um passeio turístico pela instituição. “Nós temos essa vontade de levar eles [pacientes idosos] para conhecer toda a UNIGRAN, mostrar os setores, serviços oferecidos à comunidade e as formas de ingresso na faculdade” disse a assistente social Izabel Andrade de Souza. Ela explica que os idosos são comunicativos e multiplicadores das atividades que praticam e aprendem na UNIGRAN, e com certeza passarão todas as informações para seus familiares. Entre as promoções de saúde desenvolvidas com esses pacientes estão seções de hidroterapia, exercícios físicos, atendimento psicológico e de fisioterapia, num todo. Há também atividades de confecção de artesanato. “O projeto visa interação e a socialização para uma melhor qualidade de vida, com dignidade e maior alto estima” ressalta a assistente Social. Desde o semestre passado estão sendo desenvolvidas atividades com adultos em faixa etária de 50 anos e idosos de 60 a 80 anos. Além de ações promovidas na UNIGRAN, alguns trabalhos têm sido realizados fora da instituição, como promoção de piqueniques. (IO/FV)