Viagem técnica à região sul garante novas experiências a estudantes de Agronegócios

Acadêmicos visitaram a indústria da John Deere, Escola Agrícola Setrem e as cataratas de Foz do Iguaçu
Foram quatro dias de viagem técnica a cidades do Paraná e Rio Grande do Sul. Todas elas em locais que no cotidiano desenvolvem os princípios fundamentais da administração: planejamento, organização, direção e controle. Vendo isso em prática, acadêmicos de Administração com ênfase em Agronegócios da UNIGRAN garantiram novas perspectivas de mercado profissional. A viagem foi realizada por estudantes que compõem os quatro anos do ID_CURSO, acompanhadas pelo coordenador de Agronegócios, José Ciro Teixeira. “Foi perceptivo que a viagem a empresas do Rio Grande do Sul e Paraná trouxe um conhecimento espetacular para os acadêmicos. Além de conhecer o fluxograma de uma grande indústria de máquinas, a Jonh Deere, puderam também ver a diversificação de produtos agropecuários produzidos na Escola Agrícola Setrem”, avalia o professor. Na indústria da Jonh Deere, em Horizontina (RS), os estudantes puderam conferir de perto todo o processo que envolve a montagem das máquinas agrícolas e a preocupação de cada setor em manter a qualidade dos serviços. A tecnologia e a organização da indústria foram características marcantes para os estudantes. Maicon André Zorzo, de família de produtores rurais, já tinha contato com máquinas da John Deere, mas não conhecia de perto o processo de montagem. “É interessante conhecer como uma indústria mantém um trabalho de organização e controle de máquinas que são vendidas para todo o país”, disse o acadêmico. Após conferir de perto o processo que garante o padrão de qualidade das máquinas, ele pode certificar sobre a escolha de sua família que adquiriu os produtos de revendedores John Deere. “De fato é uma excelente máquina”, avaliou. Depois de conhecer a indústria, os estudantes seguiram viagem até a cidade de Três de Maio, também no Rio Grande do Sul. Eles conheceram as diferentes formas de produção da Escola Agrícola Setrem, unidade de ensino que forma profissionais em áreas técnicas e de ensino superior. Para o acadêmico Abdon Alves Pereira, que atua como técnico agrícola há 23 anos, a viagem à região sul serviu para aprimorar novas bases de conhecimentos, valorizar a profissão e mostrar as diferentes áreas de atuação no mercado. Experiente no setor de administração em indústria sucroalcooleira, já fez várias viagens técnica ao longo das atividades profissionais e garante que, quanto mais participação, melhor se aprimora os conhecimentos. “Toda viagem técnica contribui, e muito, para conciliar tanto a teoria de sala de aula com a prática, bem como para trocar e adquirir novas experiências de mercado de trabalho”, conclui o estudante. BELEZAS NATURAIS Outro ponto marcante da viagem técnica se deu pelo conhecimento das belezas das serras catarinenses e das paisagens do relevo gaúcho. Para encerrar o passeio, os acadêmicos, durante a vinda para casa, passaram pela cidade paranaense de Foz do Iguaçu, onde visitaram a Hidrelétrica de Itaipu e as cataratas. A bordo do ônibus, subiram até o alto das comportas da Hidrelétrica e em seguida percorreram todo o trajeto que dá acesso a Garganta do Diabo, local de queda d’água com maior fluxo das Cataratas de Iguaçu. (FV)