Acadêmicos de Comunicação Social visitam Lar Santa Rita

Estudantes interagiram com as crianças durante a visita
Muito animada. Foi assim a tarde do último dia 12, dia das crianças, para acadêmicos do ID_CURSO de Comunicação Social da UNIGRAN. Eles fizeram uma visita às crianças do Lar Santa Rita, em Dourados. A idéia partiu dos próprios acadêmicos que se organizaram, orientados pela professora e psicóloga Rosemeire Souza Martins, e decidiram levar doces, refrigerantes, cachorro-quente e um pouquinho de atenção aos pequenos. “Foi uma experiência extremamente especial”, diz Michael Ítalo de Souza Monteiro, acadêmico do 4º semestre de Publicidade e Marketing. Ele, que já esteve no lar outras vezes, explica que, nessa tarde, a sensação foi outra, pois era o dia das crianças: “disponibilizar parte do meu tempo para estar com crianças realmente carentes de afeto é sempre muito bom tanto para elas quanto para mim”, conclui Michael, que planeja fazer outras visitas. Cada criança do Lar vive em uma espécie de “família social”, numa casa com pai e mãe sociais, onde elas aguardam todo processo judicial de posse de guarda e adoção. De acordo com Denize Escobar Rodrigues, uma das “mães sociais” esta é uma forma de aproximá-las, ao máximo, da sensação que as crianças devem ter de convívio familiar. Segundo ela, o amor fraterno é igual ao de um lar normal. “Cada um que vem visitá-las traz amor carinho e compreensão e, para mim, que sou mãe, isso é muito gratificante”, explica Denize, ao dizer que os visitantes proporcionam esperança para as crianças de que um dia elas serão adotadas e terão uma família só delas. “A universidade não tem só a função de formar, tem um compromisso social. É importante quando ela desperta, em seus acadêmicos, essa necessidade de prestar um serviço à comunidade”, ressalta Rosimeire, ao assinalar a importância da instituição neste ato de solidariedade dos acadêmicos. Ela ainda destaca que, para muitos, a comunicação social seria apenas dispor informações, acontecimentos, “esta atitude de participar e realizar essas atividades com as crianças é uma forma de mostrar o outro papel do comunicador: de ter responsabilidade social”, considera. O Lar Santa Rita é uma entidade de Assistência Social, sem fins lucrativos, que tem por finalidade atender, de modo geral, crianças necessitadas, zelando por sua saúde, educação, moral e bem estar. Lá, residem, temporariamente, crianças afastadas de suas famílias e que aguardam processo judicial para definição de posse de guarda e adoção. (LR/CM)