Aposentadoria na iniciativa privada e pública é tema de mini-ID_CURSO de Direito

A analista social Sibelli Ibanhes abordou os ID_TIPOs de contribuição e benefícios para se conseguir a aposentadoria
Estudantes do 8º semestre do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN participaram na noite desta quarta-feira de um mini-ID_CURSO que tratou sobre os aspectos relevantes da aposentadoria na iniciativa pública e privada. A analista social Sibelli da Rocha Ibanhes, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi a palestrante do evento. O mini-ID_CURSO, coordenado pela professora Noemi Mendes Siqueira Ferrigolo e com a participação do professor Antônio Zeferino da Silva, tem como objetivo enfocar de forma particularizada os direitos de seguridade, assegurados constitucionalmente, abordando questões mais relevantes, selecionadas pelos acadêmicos e professores da área, inerentes à aposentadoria. Sibelli Ibahes abordou os ID_TIPOs de contribuição e benefícios para se conseguir a aposentadoria, detalhando o regime entre o requerente servidor público e do trabalhador do sistema privado. A analista social enfatizou também os ID_TIPOs de benefício (especial, por idade, invalidez), bem como o tempo de contribuição e idade mínima. Ela ainda fez simulação de cálculo de aposentadoria. (FV)