Estudante de jornalismo concorre nesta quarta ao prêmio Divas da MPB

Alice Fernandes (esquerda) com as concorrentes do Prêmio Divas, Janaína e Aline
Após um processo de três meses entre inscrição, audição das gravações e apresentação ao vivo, a estudante de jornalismo da UNIGRAN, Alice Fernandes, sobe ao palco do Bourbon Street, em São Paulo, para concorrer na noite desta quarta-feira (6) ao I Prêmio Divas da Música Brasileira – Elas&Lucros Icatu Seguros. Alice vai interpretar a música “O que é o que é”, de Gonzaguinha, numa disputa contra duas candidatas, sendo uma de Belo Horizonte e a outra do Rio de Janeiro. Com estilos e propostas musicais diferentes, as três cantoras foram as escolhidas do júri - formado pelo jornalista Sérgio Cabral, pelo músico Charles Gavin, pela cantora Ná Ozzeti e pelos produtores musicais Cesar Mocarzel e Thiago Marques - entre as 12 semifinalistas que participaram da audição ao vivo realizada na última segunda-feira, 27 de setembro, no Rio de Janeiro. Aos 23 anos, a carioca Aline Paes canta profissionalmente há cinco e dá preferência a interpretar músicas de novos compositores. Segundo o músico Charles Gavin, “Aline está pronta. Além de afinação, ela tem uma identidade musical muito peculiar, diferente do que a gente costuma ouvir no rádio”. Dentre suas realizações como cantora estão a participação no CD "Fluor" do grupo Escambo, cantando a faixa "Flor Voadeira", o projeto “Mulheres que cantam Pedro Ivo”, com shows pelo Rio, e gravação do CD "Leve o Porto - Mulheres que cantam Pedro Ivo" e a participação como integrante do coro Combovox, no espetáculo “Influx Control”, no Festival Panorama de Dança 2009 (no Espaço Tom Jobim – RJ), com o coreógrafo sul-africano Boyzie Cekwana. Com outro estilo, fazendo releituras de músicas já consagradas e cantando suas próprias composições, a douradense Alice Fernandes, tem um trabalho mais autoral. Aos 26 anos, Alice é apaixonada pela Música Popular Brasileira, e no seu trabalho ela mescla a Bossa Nova com o Samba. Para a cantora Ná Ozzeti, “Alice tem muita originalidade e uma musicalidade intensa. É nítida a vocação que ela tem para a música”. Classificada pelo jornalista Sérgio Cabral como “cheia de Bossa” e elogiada por sua presença de palco pelo produtor musical Thiago Marques Luiz, a mineira Janaína Moreno, de 30 anos, é apontada como uma das principais revelações do samba para 2010. Formada pela UFMG em Artes Cênicas, ela concilia as profissões de cantora e atriz. Janaína já trabalhou com grupos de teatro, como o Grupo Galpão e a Cia Terceira Margem, e atualmente se concentra na escolha de repertório do seu primeiro disco, que terá a produção do músico francês Nicolas Krassik. As três cantoras se apresentam acompanhadas da orquestra do Maestro Roberto Sion, responsável pela produção musical do prêmio. Na noite desta quarta-feira haverá também uma apresentação inédita das veteranas homenageadas - Alaíde Costa, Ademilde Fonseca e Dóris Monteiro -, cantando juntas a música “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, além de seus grandes sucessos. PROPOSTA I Prêmio Divas da Música Brasileira - Elas&Lucros Icatu Seguros tem o objetivo de celebrar o aumento da longevidade, homenageando a carreira musical de três das maiores divas da música brasileira e revelando um novo talento que ainda não tenha atingido projeção nacional. A grande vencedora receberá R$ 5 mil, aplicados em um plano de previdência VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). (Com informações do site Prêmio Divas)