Fisioterapeutas promovem ciclo de palestras na UNIGRAN

O ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN em parceria com a Associação dos Fisioterapeutas de Dourados e Região (AFIDOR), Escola de Terapia Manual e a Clínica Reabilitar, promove ciclo de palestras em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro). As inscrições são gratuitas e serão feitas no dia de cada palestra, que serão realizadas no decorrer desse mês de outubro. As temáticas serão proferidas por fisioterapeutas considerados referências nas suas áreas de atuação. “São temas atuais da profissão, com intuito de promover atualização profissional aos alunos, egressos e profissionais de Dourados e região”, diz a coordenadora de Fisioterapia da UNIGRAN, Angela Midori Kuraoka de Oliveira. O evento conta com três palestras, a ser realizadas em dias diferentes, no anfiteatro da UNIGRAN, às 19h30, com exceção do última que acontecerá na sala 25 do bloco III. Em 5 de outubro a temática a ser tratada será “Saúde Integral: Fisioterapia Corpo e Mente”, com Afonso Salgado, Mestre em Cirurgia e Doutorando pela UniCastelo – SP. O assunto em debate é resultado de uma pesquisa do palestrante, inserido num livro lançado por ele. A obra aborda principalmente os efeitos do estresse sobre o corpo e a mente, as disfunções emocionais e reações do corpo com a baixa imunidade. O título também reúne informações técnico-científicas confirmando hipóteses entre corpo e mente, a influência dos pensamentos e das atitudes diárias, como alimentação, sono, intoxicações alimentares e biológicas, que projetam disfunções sobre o físico e emocional. Já em 19 de outubro a temática do ciclo de palestras vai tratar sobre “O papel do Fisioterapeuta como Gestor na Saúde Publica”, com Lidiane Cassone, pós-graduada em Terapia Manual e Postural e responsável técnica pela Clínica de Fisioterapia Municipal de Itaquiraí (MS). Para encerrar as palestras comemorativas ao Dia do Fisioterapeuta, o assunto em debate - 27 de outubro - vai abordar o “Home Care” - atendimento domiciliar multidisciplinar em que o fisioterapeuta é parte integrante desse processo, cabendo portanto a sistematização de ações que permitam a execução dos cuidados clínicos. O Home Care será proferido por Leonardo Capello Filho, pós-graduado em Fisioterapia Hospitalar e mestrando em Saúde e Desenvolvimento. Ele é fisioterapeuta chefe da Unidade de Terapia da Unidade Intermediária Neonatal da Maternidade Cândido Mariano, da UTI Neonatal do Hospital El Kadri e Neofisio, de Campo Grande (MS). (FV)