Dia de fazer a diferença

Fotos mostram como a comunidade viu o evento
Mais de sete mil atendimentos. Foi esse número expressivo que acadêmicos e professores da UNIGRAN obtiveram como voluntários em atividades sociais, esportivas e culturais no último sábado (25). A ação, que se repete há seis anos, é a participação da Instituição no Dia da Responsabilidade Social promovido nacionalmente pela Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). Nesse ano os grupos de trabalho atuaram junto às comunidades próximas à Escola Estadual Celso Müller do Amaral, no Jardim Maracanã e arredores. A estrutura montada previa um número mínimo de três mil atendimentos e um máximo de cinco mil, mas a expectativa foi superada. “Tivemos que parar os atendimentos porque a procura foi muito maior do que o esperado”, diz a responsável pela organização do evento, pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima. Além dos tradicionais atendimentos na área de saúde e recreação, a experiência desse ano investiu também na cultura e no entretenimento. O projeto Farmavídeo (projeção de filmes, seguida de discussão) foi levado à comunidade; os jogos educativos ganharam espaço para brincadeiras em que o público interagia entre os estandes; a comunidade aproveitou o acesso livre à internet e a “performance” de robôs construídos por acadêmicos e muitas crianças reviveram brincadeiras dos pais, produzindo pipas, enquanto outras projetavam seu futuro, atuando como repórteres por um dia. Uma variedade de atividades que encantou a comunidade que não arredava o pé do local, mesmo tendo chegado ao fim o período de atendimento, às 16 DATA_HORAs. O pequeno Wellington Willian Requelme, de 10 anos, encontrou na atividade fotográfica mais que uma distração ou uma nova possibilidade técnica. Depois de percorrer os estandes, acompanhado de acadêmicos de jornalismo, registrou a garotada dando saltos mortais no colchão, sua brincadeira predileta. Na legenda da foto, ficou registrado algo maior que a experiência daquele dia. “Hoje eu descobri que, quando crescer, eu vou ser repórter [...] porque eu gosto da máquina fotográfica”, escreveu ele. Experiência Esse ID_TIPO de experiência de extensão é tradição na UNIGRAN, que mantém, ao longo do ano, o projeto UNIGRAN vai à Comunidade. Por ele, acadêmicos levam ao público externo serviços de saúde e lazer. Em 2010 o projeto saiu dos limites dos bairros de Dourados e já atendeu quatro cidades da região: Maracaju, Douradina, Caarapó e Nova Alvorada do Sul. “A ideia é continuar fazendo o Dia da Responsabilidade Social em escolas públicas parceiras”, revela a pró-reitora. Dessa forma, segundo ela, é possível atender outras comunidades que necessitam desse atendimento concentrado. “Para o próximo ano já temos a ideia de mobilizar a escola que receberá a ação, para envolver ainda mais a comunidade local”, diz Bazé, ao mesmo tempo em que destaca que “o sucesso desse ano foi total e por isso parabenizo nossos acadêmicos, professores, funcionários e parceiros”.(CM)