Psicoterapia ajuda as pessoas a enfrentar problemas

Psicólogas Juliana Simczak e Marlene Fátima são supervisoras de estágio na Clínica de Psicologia da UNIGRAN
Ansiedade, depressão, problemas de relacionamento e falta de autoestima são problemas que podem ser enfrentados com a ajuda de um psicoterapeuta. Encontrar saída para a resolução de conflitos emocional e comportamental são trabalhos desenvolvidos na área da psicologia clínica. Esse serviço, oferecido pela UNIGRAN, tem garantido a promoção da qualidade de vida dos pacientes que procuram o Núcleo de Psicologia. A professora e supervisora de estágio Juliana Simczak explica que o corpo e a mente devem estar em harmonia. “A saúde emocional é muito importante para o indivíduo, pois se ela não estiver em equilíbrio com certeza irá influenciar na saúde física”, alerta a psicóloga. Ela esclarece sobre os atendimentos oferecidos pelo núcleo da UNIGRAN. “Os nossos atendimentos são feitos em sessões individuais ou coletivas, dependendo de cada caso. Atendemos o público em geral: crianças, jovens e adultos”, diz. O atendimento na Clínica de Psicologia é desenvolvido em estágio supervisionado por acadêmicos do 5º ano do ID_CURSO. A psicoterapia é uma área que visa através do diálogo esclarecer as dificuldades dos pacientes, detectar suas causas e propor soluções aos problemas. Qualquer pessoa que enfrenta dificuldades de relacionamento, no trabalho, crises conjugais, transtorno alimentar, violência doméstica, dependência química, entre outros, podem procurar um psicólogo. A coordenadora da Clínica, Marlene Fátima Costa, diz que a saúde emocional está relacionado ao bem estar e se não estiver bem cuidada pode influenciar na rotina profissional, gerar conflitos com a família, com amigos. A maior dificuldade, segundo ela, é de a pessoa reconhecer o problema e entender que precisa de ajuda. “Existe um certo preconceito quando se fala em psicoterapia. Alguns enxergam essa área como um serviço dedicado a pessoas com problemas mentais; não é nada disso. Todo mundo tem problemas e quando o emocional passa a gerar conflitos na vida do indivíduo, e ele não consegue lidar com isso, a psicoterapia entra para auxiliá-lo, a encontrar uma saída”, esclarece a psicóloga. Ela diz que problemas emocional e comportamental acontecem com pessoas de todas as idades. Por isso a Clínica de Psicologia está preparada para atender todo o público. Com crianças, por exemplo, são desenvolvidos a arte-terapia, ID_TIPO de psicoterapia que utiliza a expressão artística como instrumento terapêutico: cantar, dançar, desenhar. Também há atividades que lidam com a dificuldade no aprendizado e de reforço escolar. A maioria dos problemas emocionais enfrentados pelas crianças estão relacionados a conflitos familiares. Elas apresentam, segundo a psicóloga Marlene Fátima, sinais de agressividade, ficam tristes e perdem o interesse em estudar. “Os pais devem estar atentos ao comportamento dos filhos”, alerta. As causas para se levar a pessoa ter problemas emocionais são grandes. A rotina do dia a dia e a grande cobrança pela perfeição podem desequilibrar o indivíduo. Surge então a angústia, aflição, o medo, a ansiedade. Juliana Simczak diz que as pessoas estão acostumadas a viver com o sofrimento e não buscam a ajuda de um profissional. “Muitas vezes o indivíduo que enfrenta problema emocional não consegue tomar decisões, fica inseguro e não aceita ajuda. Uma pessoa próxima a ele pode orientá-lo a procurar auxílio na psicoterapia”, orienta. Qualquer pessoa pode procurar o atendimento no Núcleo de Psicologia. Em caso de menor, é necessário a autorização dos pais. O serviço é integrado e atua em conjunto com o Núcleo de Nutrição, de Direito, da Clínica de Fisioterapia, e dos demais serviços nas áreas de educação e saúde oferecidos pela UNIGRAN. A clínica fica localizada na Rua Antônio Emílio de Figueiredo, 1755, centro de Dourados. O telefone é o 3411-4268. (FV)