Bolsas e estágios ao alcance de todos

Luciane coordena o setor exclusivo para atendimento a acadêmicos
A Secretaria de Extensão da UNIGRAN, departamento responsável pela manutenção de bolsas e estágios está à disposição dos acadêmicos para esclarecimento de dúvidas. Neste local os estudantes podem se informar mais sobre os programas de bolsas federais como Prouni ( Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), estaduais o Vale Universidade e institucionais. “Pensamos no fato de que a inclusão do aluno no ensino superior se dá através da condição socioeconômica. Alguns jovens entram na faculdade sem saber quanto custa a graduação que ele tanto deseja cursar e se depara com um valor, que para ele, não é viável o que, consequentemente, o leva à desistência”, comenta a coordenadora da secretaria de extensão, Luciane Jacobsen Carvalho. No caso do programa Prouni as inscrições para o processo seletivo geralmente ocorrem na segunda quinzena do mês de junho; em relação ao Vale Universidade, os interessados podem se inscrever no primeiro mês do ano (janeiro). Nos dois casos, as inscrições podem ser prorrogadas. O FIES é o único programa desta linha, em que não existe nenhuma etapa de cronograma para o processo seletivo, ele tem fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), ou mesmo na instituição de ensino. Luciane pontua que muitos acadêmicos não sabem da existência de um departamento dentro da UNIGRAN que trabalha única e exclusivamente com programa de bolsas e estágios e terminam perdendo a oportunidade de cursar o que realmente querem. “Cabe ao aluno ter o interesse de procurar a secretaria de extensão quando efetua a matrícula, ou mesmo depois, se necessário for”, afirma a coordenadora ao concluir que essa é uma forma encontrada pela instituição para colaborar com todos aqueles que verdadeiramente desejam cursar faculdade.(LR/CM)