Enfermagem debate a anatomia do recém-nascido

José Carlos Prates, um dos médicos mais renomados da área da anatomia, foi o conferencista do evento
O ciclo de palestras da V Jornada Acadêmica de Enfermagem debateu a anatomia do recém-nascido, com o médico e professor doutor José Carlos Prates, um dos profissionais mais renomados da América Latina em estudos e pesquisas anatômicas. É a primeira vez que Prates veio a Dourados. Ele participou de dois ciclos de palestras, que contou com a participação de estudantes e professores das áreas da saúde da UNIGRAN e da medicina da UFGD. De acordo com o professor, poucos são os profissionais que atualmente se dedicam à anatomia, considerada por ele como uma das áreas principais quando o assunto é o estudo do corpo humano. A anatomia é disciplina básica de todo ID_CURSO universitário da área de saúde. Sobre a sua importância, José Carlos Prates pontuou que a anatomia tem tríplice finalidade: informar (porque traz informações sobre o corpo humano); normativa (por conter normas internacionais de suas nomenclaturas); e estética (pela beleza do corpo humano). Estudar a anatomia do corpo humano é também uma questão moral, segundo o professor, pelo respeito ao cadáver. Profissional há 50 anos nessa área, Prates já foi diretor de várias escolas de Medicina de universidades de São Paulo, tem artigos publicados em revistas científicas no mundo e foi conferencista de diversos congressos no Brasil e exterior. Segundo ele, o corpo humano são detalhes, que ao longo das cinco décadas de dedicados estudos evoluiu muito. Com a tecnologia a anatomia contribui expressivamente para os avanços da medicina. “A anatomia tem fornecido dados importantes para a evolução da medicina. Graças a ela a ciência tem conseguido bons desempenhos, bem como encontrar soluções para salvar a vida das pessoas”, ressaltou o professor doutor. (FV)