Comunicação e empreendedorismo é tema de palestra

Acadêmicos ficram animados com a idéia de montar o próprio negócio
Na noite desta quinta-feira, 09, acadêmicos dos ID_CURSOs de Publicidade & Marketing e Jornalismo tiveram uma aula diferente da de costume. Sob orientação da professora Janete Genetris Soares, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), os alunos puderam aprender o que é o empreendedorismo e como ser empreendedor influencia na carreira de um comunicador. “Empreendedores são pessoas capazes de sonhar e transformar sonhos em realidade. Identificam oportunidades, agarram-nas, buscam reID_CURSOs e transformam tais oportunidades em negócios”, explica a professora ao ressaltar que todo profissional da comunicação pode ser um empreendedor, desde que seja inovador e esteja atento às mudanças para saber aproveitá-las e transformá-las em oportunidades. Foram apresentadas, ainda, algumas características do comportamento empreendedor que colaboram para com o sucesso dos profissionais: busca de oportunidades e iniciativa, como e onde buscar iniciativas na comunicação; correr riscos calculados, que exigem planejamento e certas estratégias; exigência de qualidade e eficiência, tanto na vida pessoal, quanto nos outros segmentos; ter persistência, não teimosia saber sempre onde começa um e onde termina o outro; comprometimento envolver-se com o projeto; busca de informações, que na profissão de comunicador deve ser algo cotidiano. Também foi destacada a necessidade do empreendedor estabelecer de metas, planejar e monitorar sistematicamente, persuadir, ter redes de contatos e, principalmente, apresentar independência e autoconfiança. Janete lembra que muitos profissionais, formados em comunicação social, estão buscando oportunidades em um empreendimento próprio como uma maneira de se sobressair no mercado e comenta: “talvez o perfil desse profissional seja mais atrativo aos olhos do mercado do que daquele que ainda irá buscar um conhecimento empresarial; por isso a opção por uma empresa própria: adquirir espírito empreendedor”. Clarissa Josgrillerg Pereira, acadêmica do oitavo semestre do ID_CURSO de jornalismo mostra que absorveu bem o conceito de empreendedorismo e se mostra animada com o tema. “Você administrar é diferente de ter uma idéia inovadora que vá resultar em um espaço mercado. Se nós desenvolvermos características empreendedoras e seguirmos os passos traçados pela administração, teremos grandes chances de nosso negócio dar certo”, diz ela.(LR/CM)