Enfermeiros devem estar preparados para assumir novos desafios

Professora Berta Borges destaca que o mercado de trabalho oferece grandes oportunidades para os enfermeiros
A atualização do currículo profissional somado a busca de novos desafios de atuação no mercado de trabalho estão sendo as principais exigências para os enfermeiros, pelo menos em Mato Grosso do Sul. Com a grande oferta de oportunidades, faltam profissionais habilitados para assumir novos postos de atuação. É o que garante a professora mestre Berta Borges, que na noite desta quarta-feira proferiu palestra na abertura da V Semana Acadêmica de Enfermagem da UNIGRAN. A diversificação da atuação do enfermeiro e a consequente expansão do mercado de trabalho estão causando o crescimento da procura pela carreira. O profissional, que trabalhava basicamente na assistência ao paciente e em equipes de instituições da área da saúde, agora encontra novas possibilidades para formar carreira. Ao se formar, de acordo com a professora, o enfermeiro pode atuar na área gerencial ou na coordenação de unidades de serviço de saúde, hospitais, equipes de Programa de Saúde da Família (PSF), entre tantos outros. Ela assinala para uma das áreas que atualmente está demandando profissionais: a enfermagem do trabalho -, que são procedimentos aos quais se prescrevem ações, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. “As indústrias são as principais captadoras de enfermeiros do trabalho”. Além da área técnica nos cuidados da saúde, o enfermeiro também atua no setor administrativo, com participação em auditorias, gerenciamento. “Não podemos esquecer o enfoque da docência. A área da pesquisa é uma demanda muito grande, porque hoje ela é baseada em evidencia e os enfermeiros estão cada vez mais em busca de especialização, mestrado e doutorado - e da docência”, ressalta. Professora da UNIGRAN, Berta Borges disse que os profissionais formados na Instituição saem sabendo da realidade do mercado de trabalho e estimulados a procurar novas possibilidades. Ela disse também que o enfermeiro é de extrema importância na saúde multidisciplinar – atuação nos cuidados da pessoa que envolve profissionais de diferentes áreas da saúde. “Somos uma espécie de ligação entre o paciente e os demais profissionais da saúde”, enfatizou, ressaltando a importância e participação de todas as áreas nos cuidados da pessoa. SEMANA ACADÊMICA A V Jornada Acadêmica da UNIGRAN vai até sábado e conta com palestras e mini-ID_CURSOs, nos períodos vespertino e noturno. Na abertura do evento foi tratada, ainda, a realidade do mercado regional, com a participação de enfermeiros responsáveis por hospitais públicos e privados de Dourados. O tema do evento aborda a “Enfermagem: realidades e possibilidades”, com assuntos atuais que vão de encontro ao conhecimento teórico e prático de estudantes e profissionais da enfermagem. (FV)