Acadêmica de Psicologia apresenta projeto em Seminário Internacional

Marielly Alves Chaves durante a apresentação de pôster, em Florianópolis
A acadêmica do 5° ano de Psicologia da UNIGRAN, Marielly Alves Chaves, participou do Seminário Internacional “Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidade e Deslocamentos”, que aconteceu em Florianópolis, onde apresentou seu projeto: A Função do pai na família homossexual feminina. Não satisfeita em ir só como ouvinte, a acadêmica se inscreveu para a apresentação de trabalhos e ficou entre os 380 alunos selecionados para apresentação. Ela observa que o tema de sua pesquisa ainda é pouco estudado e que, por isso, teve dificuldade em encontrar bibliografia para contextualizar sua pesquisa. A ida para o Seminário Internacional fez com Marielly estivesse em contato com outras pesquisas da mesma linha, e até mesmo que pudesse conhecer professoras que ela cita em seu projeto. “Não imaginava que as pesquisadoras estariam lá, gostei muito de estar no contato direto com alguém que aborda o mesmo assunto que eu. Para mim foi uma surpresa”, conta a acadêmica. O objetivo do trabalho é demonstrar que o modelo tradicional de família, o que é considerado uma família normal, pode não ser a única forma de construção de um modelo de Pai, ou seja, que uma família não é necessariamente composta por uma mãe e um pai. Essa figura pode ser substituída por outro parente, sem que isso mexa com o psicológico da criança. Essa relação com a união homossexual é dada da mesma forma, conforme a pesquisa. Apesar de ser um tema ainda pouco focado por estudos, já que é difícil ligar a teoria na prática, a estudante se diz satisfeita com sua participação no Seminário, na qual conquistou o 7° lugar. A futura psicóloga já pensa no mestrado. (IO)