Acadêmicos de Jornalismo participam da Semana Estado

Entre os dias 24 e 27 de agosto, acadêmicos da UNIGRAN participaram de mais uma Semana Estado de Jornalismo. O evento, que é considerado uma imensa oportunidade para estudantes conhecerem um dos maiores jornais do Brasil, O Estado de São Paulo, também é reconhecido por oferecer o prêmio Santander Jovem Jornalista. Durante a Semana, os alunos tiveram a chance de fazer contato com renomados profissionais da área, conhecer o dia-a-dia da imprensa e participar de discussões sobre o mercado de trabalho, ética, novas tecnologias e linguagens, técnicas de reportagem e outros temas da atualidade “Participamos de uma semana de palestras com profissionais gabaritados, que possuem uma carreira bastante reconhecida, e isso soma muito para nosso currículo”, comenta o acadêmico do sexto semestre de jornalismo André Bento. Para Fernanda Amaral, a mais jovem do grupo, foi uma experiência inesquecível. “Conhecer um jornal, estar dentro de todo aquele clima de grande empresa é muito bom, além de ser algo inspirador”, diz a acadêmica que foi a única, dentre cerca de 200 participantes, a conhecer a redação do jornal, um momento que ela considera emocionante: “A DATA_HORA em que eu coloquei o pé na redação foi algo muito forte. A única coisa que eu fiz foi começar a tremer, é como se meu futuro estivesse diante de mim”, conta a caloura. Segundo Rogério Vidmantas, estudante do oitavo semestre, que participa pela segunda vez do evento, o projeto é algo que foge um pouco daquilo visto na academia, as palestras são mais voltadas à prática profissional dos ministrantes. “Nós acabamos vendo muita teoria em sala de aula, pois nos falta a oportunidade de falar com pessoas que se dedicam somente ao jornalismo e o Estadão nos propiciou essa troca de conhecimento”, destaca Rogério. Neste ano foram priorizados palestrantes com uma experiência entre 10 e 12 anos para que a comunicação entre eles e o público, maioria jovem, fosse mais esclarecedora. Prêmio Santander Jovem Jornalista O Prêmio Jovem Jornalista é uma iniciativa do Banco Santander, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, destinado a incentivar o estudo e o desenvolvimento das modernas técnicas de jornalismo pelos estudantes da área. Só participam do Prêmio, os acadêmicos inscritos na Semana Estado de Jornalismo e regularmente matriculados nas faculdades convidadas para o programa. O objetivo tanto da semana, quanto do prêmio deste ano é provocar a reflexão dos futuros profissionais sobre seu papel no desenvolvimento sustentável e na busca de ideias criativas que ajudem a transformar a sociedade. Os vencedores do Prêmio Santander Jovem Jornalista receberão computadores e uma bolsa de estudos na Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha). (LR/CM)