Palestras celebram o Dia do Nutricionista, na UNIGRAN

Evento contou com a participação de estudantes da UNIGRAN e UFGD, além de profissionais
Como forma de homenagear e confraternizar estudantes e profissionais de nutrição em Dourados, a UNIGRAN promoveu nesta terça-feira palestras em alusão ao Dia do Nutricionista. O encontro, realizado no Centro de Eventos, reuniu, também, acadêmicos e professores da UFGD e membros da Associação Sul-Mato-Grossense de Nutrição (Asman). Na abertura do evento a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIGRAN, Adriana Mestriner, elogiou a iniciativa dos nutricionistas ao promoverem o primeiro encontro da categoria em Dourados. “É um momento oportuno para mostrar a força da categoria”, ressaltou a professora. O Dia do Nutricionista – 31 de agosto - é comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. A coordenadora do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN, Rita Mendes, também disID_CURSOu na abertura do evento. Ela destacou a importância do profissional na promoção da qualidade de vida da população e da presença do nutricionista cada vez na saúde pública. “Nossa profissão é importante para a sociedade porque trabalhamos com a prevenção e a tratamento da saúde”, ressaltou. PALESTRAS Os temas abordados durante o I Encontro dos Nutricionistas trataram sobre a nutrição clínica e a atuação da Associação Sul-Mato-Grossense de Nutrição perante os profissionais. A primeira temática foi abordada pela nutricionista Maria Aline Carneiro. De acordo com ela, a nutrição clínica é a área pela qual são tratadas as diversas enfermidades (doenças) que acometem as pessoas, através da alimentação. Atua também na prevenção de doenças decorrentes da alimentação e de forma terapêutica no controle de doenças crônicas. O atendimento de nutrição clinica é realizado em ambulatórios e hospitais. O papel da Associação foi proferida pela nutricionista Deborah Cristina de Campos Leite. A palestrante falou sobre ética, direitos e deveres dos profissionais e da finalidade da Asman, cujo objetivo é de congregar os nutricionistas e técnicos em nutrição e diética, bem como difundir a ciência da nutrição e dos alimentos, em benefício da saúde humana. (FV)