Alunos de Arquitetura fazem medição na área Experimental da UNIGRAN

Treinamento de uso do teodolito ajudou acadêmicos a calcularem distâncias
A área Experimental da UNIGRAN, costumeiramente utilizada pelos ID_CURSOs de Agronomia e Medicina Veterinária, emprestou seu espaço para aula prática de topografia do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo. O engenheiro civil Celso Itsuo Tarumoto, titular da disciplina, aproveitou o espaço para oportunizar aos seus alunos o uso dos equipamentos que a instituição oferece para atividades ligadas ao levantamento de áreas, transformando a técnica em prática. “A aula tem como objetivo a apresentação, ao aluno, do teodolito, da estação total e seus acessórios, utilizados em levantamentos topográficos. É muito importante ele experimente a forma de uso de tais equipamentos para que entenda melhor os conceitos e técnicas usadas em topografia”, diz o professor. Instrumentos O teodolito é um instrumento óptico que serve para medir posições relativas, é posto numa base tripé e arranjado de maneira a medir um comprimento e um ângulo. Assim, calcula-se as distâncias relativas. Ele é posicionado, geralmente, de acordo com o campo magnético da Terra, por isso conta com uma bússola para seu ajuste. É utilizado pelo agrimensor – profissional que mede terra. Estação Total ou Taqueômetro é um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias. É a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco. O instrumento armazena dados recolhidos e executa cálculos mesmo em campo. Com o auxílio de trigonometria, os ângulos e distâncias podem ser usados para calcular as coordenadas das posições atuais (X, Y e Z) dos pontos examinados, ou a posição do instrumentos com relação a pontos conhecidos, em termos absolutos. A partir do uso do computador e de software aplicativo, é possível gerar um mapa da área estudada.(CM)