Homenagem a professor marca abertura da Semana Jurídica

Aleixo Paraguassú Neto recebeu placa de homenagem do presidente de honra da UNIGRAN, Murilo Zauith
Os cinco anos de serviços prestados como docente do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN renderam ao jurista Aleixo Paraguassú Neto homenagem na abertura da Semana Jurídica, nesta segunda-feira. De 1977 a 1982, Paraguassú lecionou a disciplina de Direito Civil e, naquela época, já imaginou a UNIGRAN como uma grande instituição de ensino, que viria a formar excelentes profissionais na área do direito. Paraguassú entrou para o corpo docente da instituição um ano depois da sua instalação em Dourados. O ID_CURSO de Direito estava com a sua segunda turma em andamento quando o presidente de honra da UNIGRAN, Murilo Zauith, lhe fez o convite para integrar a equipe de docentes. “O nosso ilustre professor, que na época era juiz da Comarca de Bataguassu, aceitou de prontidão o convite e apostou que um dia teríamos um grande ID_CURSO de Direito, como é hoje, consolidada e que já colocou grandes profissionais no mercado de trabalho”, falou Murilo Zauith no disID_CURSO de abertura. Com vasto currículo profissional, Aleixo Paraguassú Neto se destaca pelos trabalhos desenvolvidos como juiz de direito das comarcas de Rio Brilhante, Bataguassu, Dourados e Campo Grande, além de secretário de estado de Segurança Pública, bem como de secretário de estado de Educação, por duas vezes. Foi, ainda, agraciado com a medalha de mérito a magistratura nacional pela Associação dos Magistrados do Brasil, com a medalha Tiradentes, pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, e de cidadão sul-mato-grossense pela Assembleia Legislativa. A homenagem ao ex-professor se dá pela sua luta em políticas afirmativas a favor da cidadania, contra a desigualdade social, pela política de combate à discriminação contra negros, mulheres e indígenas. A sua luta coincide com a temática da XXXI Semana Jurídica “Direito como instrumento social de libertação e transformação”. O homenageado se recordou dos bons tempos de atuação como docente da UNIGRAN e agradeceu pelo convite da sua participação no evento. “Sinto-me honrado de retornar a esta Casa e ver o quanto ela cresceu. Sei que grandes profissionais saíram daqui e hoje são advogados, juizes, desembargadores”, destacou Aleixo Paraguassú. Quem também agradeceu a contribuição do jurista como docente da UNIGRAN foi a reitora Rosa Maria D’Amato De Déa. Em disID_CURSO ela falou, também, que o trabalho do idealizador Murilo Zauith, a projeção da carreira dos egressos e a dedicação do corpo docente são responsáveis pela trajetória vitoriosa da UNIGRAN. SEMANA JURÍDICA A abertura do avento contou, ainda, com a palestra “Comunidade, Sociedade e Potencialidade Sócio-Transformadora do Direito”, proferida pelo professor doutor Vicente Fideles de Ávila, da UCDB. Até sexta-feira, grandes juristas regionais e de outros estados do país estarão reunidos na UNIGRAN para participar e promover mini-ID_CURSOs e palestras. (FV)