UNIGRAN vai à comunidade atende a cidade de Caarapó

A cada edição que é desenvolvido o projeto a comunidade comparece em peso para prestigiar as atividades
O projeto de extensão ‘UNIGRAN vai à comunidade’ estará, neste sábado (21), na cidade de Caarapó. Atividades nas áreas de esporte, educação, saúde e direito serão oferecidas à população pelos estudantes e professores da instituição. As ações serão concentradas na praça central Mário Martines Ribeiro, no período da tarde, e a Prefeitura de Caarapó é parceira na realização do evento. Os moradores receberão orientações de prevenção e promoção à saúde, com a equipe de enfermagem. Ainda na área da saúde, biomédicos realizarão exames para avaliar os níveis de glicose (açúcar no sangue), diagnosticando a presença de diabetes. Outro exame a ser feito junto à população será o de urina, para detectar infecção do trato urinário, bem como problemas renais. Para a realização dos exames e dos atendimentos em geral na área da saúde, a UNIGRAN levará para a praça um laboratório móvel. Todo o atendimento é gratuito e o resultado do diagnóstico sai em 15 minutos, no máximo. No direito, orientações jurídicas serão dadas em todas as áreas e em casos relacionados à área civil, se necessário, as pessoas serão encaminhadas a procurar o Núcleo de Assistência Jurídica da UNIGRAN, que dispõe de estagiários e advogados para prestar serviço à comunidade. De acordo com o professor Carlos Muchão, organizador do projeto, várias atividades serão desenvolvidas simultaneamente com a comunidade de Caarapó. “Além de oferecer uma tarde diferenciada a população, nossas ações oportunizam os alunos a vivenciar situações reais da sua prática profissional”, diz o professor. Quem também estará presente na ação será a equipe da agronomia, com orientações sobre o manejo e cuidados de diferentes culturas. Já na parte de recreação e esporte, as atividades serão desenvolvidas pelos educadores físicos, que levarão cama elástica, trampolim, tênis de mesa, além de várias outras atividades lúdicas a serem realizadas com crianças e adolescentes. O projeto “UNIGRAN vai à comunidade” é desenvolvido há treze anos em Dourados e neste ano inovou as suas ações, passando a atender, também, as cidades da região. É a primeira vez que Caarapó recebe o programa. Maracaju e Douradina já participaram do projeto. (FV)