Campanha para cadastro de doação de medula óssea é nesta quarta e quinta-feira, na UNIGRAN

A UNIGRAN em parceria com a Hemorrede realiza nessa quarta e quinta-feira, 11 e 12 de agosto, a campanha de cadastro de doador voluntário de medula óssea. Professores, acadêmicos e funcionários da instituição estão convidados a ingressarem no banco de doadores de medula. As atividades acadêmicas acontecem normalmente e as turmas de sala de aula, bem como os funcionários de setores serão convidados a participar da campanha, que será realizada nos períodos da manhã, tarde e noite. Para o cadastro de doação de medula óssea, conforme a professora Bruna Parente, da Biomedicina, basta o interessado preencher um documento com os dados pessoais e passar pela coletada de amostra de sangue com 5ml para testes. O processo é rápido, garante a professora. Todos os procedimentos serão feitos no anfiteatro do bloco I, local onde estará montado um laboratório com equipe de professores e estagiários dos ID_CURSOs de Biomedicina e Enfermagem, juntamente com a equipe da Hemorrede. Serão eles que farão todos os procedimentos do cadastro. Feito esse processo, os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. São estes testes que determinam as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Caso seja compatível com uma pessoa que esteja necessitada é que o doador voluntário é chamado para exames complementares e realizar a doação. A probabilidade de encontrar um indivíduo compatível é de uma pessoa para cada cem mil. O transplante de medula é indicado para alguns pacientes portadores de doenças que afetam as células sanguíneas e consiste na substituição da medula óssea doente por medula óssea normal. (FV)