Palestras multidisciplinares incentivam aleitamento materno

Inscrição dos acadêmicos reforçará material para armazenamento de leite humano
Acadêmicos dos ID_CURSOs da área de Saúde da UNIGRAN puderam participar do evento que debateu, de forma interdisciplinar, a importância do aleitamento materno na óptica dos diferentes profissionais da Saúde. A promoção e organização das palestras ficou a cargo do ID_CURSO de nutrição da Instituição e aconteceu nessa sexta-feira (06), dentro da Semana Mundial do Aleitamento Materno (01 a 07 de agosto). Nutricionista, odontólogo, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeira, farmacêutico e fonoaudiólogo foram os profissionais da Instituição chamados para abordar diferentes aspectos do ato de amamentar. Segundo a coordenadora do ID_CURSO de nutrição, Rita Mendes, a meta é que os alunos que fazem parte do público-alvo do debate saiam preparados para promoverem o aleitamento materno. “Quando o acadêmico ouve outros profissionais, passam a ter visão diferenciada sobre o mesmo assunto. O benefício é uma maneira de promover o aleitamento, incentiva que os próprios alunos sejam multiplicadores nessa promoção”, considera ela. Estatística Rita lembra que o Brasil ainda é um país com aleitamento materno exclusivo muito baixo, estatística sustentada por desmame precoce ou por consequências de desmame incorreto. Um artigo de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), publicado na revista da Associação Médica Brasileira em 2007, analisa o aleitamento materno nas capitais brasileiras e aponta que o percentual de 72,3% de aleitamento materno até 180 dia de vida dos bebês, cai para 3,8% daqueles que recebem aleitamento materno exclusivo, nesse período, na capital, Campo Grande. Segundo esse mesmo estudo, para o País, o percentual de crianças alimentadas exclusivamente com leite materno é baixo já no primeiro mês de vida (47,5%). Na idade de 120 dias, a proporção estimada foi 17,7% e, aos 180 dias, 7,7%. A região Sul destaca-se com as maiores prevalências para todas as idades. Parcerias O evento contribuiu para arrecadação de vidros com tampas plásticas, material de armazenamento do leite humano no banco de leite do Hospital da Mulher. “Nesse ano serão doados cerca de 300 vidros”, comemora Rita. Outra parceria do evento é com a Rede Amamenta Brasil , da Secretaria de Saúde, cujos profissionais também participaram do ciclo de palestras. “É preciso a conscientização de profissionais de saúde em formação e daqueles que já estão no mercado de trabalho, pois há mães que já saem do hospital com prescrição de alimento artificial antes de ter tentado amamentar. Amamentação é o melhor caminho e por isso o profissional tem que saber como orientar a mãe para lidar com as dificuldades desse ato”, prega a coordenadora do ID_CURSO de Nutrição.(CM)