Arquitetura adquire equipamento que ajuda a posicionar edificações

O Heliodon simula a aparente trajetória do sol ao colocar a maquete de uma edificação sobre ele
O ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN adquiriu equipamento didático que permite simular a trajetória aparente do sol, em qualquer local da terra. Trata-se do Heliodon modelo interativo, indicado especialmente para uso em sala de aula ou em laboratórios destinados ao ensino. Este é o primeiro modelo no Estado. O arquiteto responsável pelo equipamento, Dirceu Antonio de Oliveira, esteve na instituição para montar e instruir os professores com relação ao seu uso. “Este aparelho possibilita ao aluno estudar questões relacionadas à geometria e posição da edificação. Sem dúvida ele facilita a exposição e compreensão da parte teórica com a aplicação na prática”, afirmou Dirceu. O Heliodon é um equipamento que permite colocar sobre ele um edifício modelo (maquete) no qual se incidi uma fonte luminosa e conforme os ângulos solares, o observador pode ver como o edifício se comporta em relação ao sol em várias datas e DATA_HORAs do dia. Uma das principais dúvidas que as pessoas têm no momento de escolher um imóvel, para comprar ou alugar, ou mesmo ao planejar uma construção, é a questão das orientações solares. Dessa forma, o Heliodon modelo interativo procura definir, de maneira prática, as orientações mais recomendáveis para os diferentes ambientes de uma edificação. A coordenadora do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo, Cynara Tessoni Bono, diz que o aparelho permite ao aluno concretizar o que é idealizado em sala de aula. “A prática contribui para o aprendizado e este equipamento proporciona interatividade em que aluno precisa utilizar cálculos”, ressalta a professora. O Heliodon pode ser usado também nas áreas da geografia, física, astronomia, navegação entre outras, que necessitem simular ou se orientar pela posição solar ou ainda seu efeitos, ou seja, a iluminação natural ou as sombras projetadas pelo sol. (RS/FV)