Atletas do 7 de Setembro e Ubiratan passam por testes físicos na UNIGRAN

Nos testes estão sendo medidas a agilidade, velocidade e potência física de cada atleta
As equipes de futebol do 7 de Setembro e Ubiratan de Dourados estão passando por testes de esforço físico na UNIGRAN. O trabalho, desenvolvido pelo professor Carlos Muchão e acadêmicos de Educação Física, consiste em realizar exames para testar a capacidade física dos jogadores. Estão sendo medidas a agilidade, velocidade e potência física de cada atleta. Os testes serão feitos por etapas e equipes e parte dos trabalhos já começou a ser desenvolvido com os dos dois times. Além da bateria que vai medir a capacidade física, eles irão realizar também exames laboratoriais – entre os quais hemograma e urina, realizado pelo ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN. Uma das atividades realizadas nesta sexta-feira foi o “teste do Ioiô. Trata-se de uma ferramenta que de determina o nível de aptidão individual do atleta. Nela são colocados cones a uma distância de 20 metros entre uma e outra. O protocolo é descrito e gravado onde o esportista se desloca de uma marca a outra numa velocidade que é determinada pelo ritmo do sinal sonoro. A velocidade é regularmente aumentada a cada estágio. De acordo com Carlos Muchão, coordenador de Educação Física, o final do teste é medido pela fadiga do indivíduo ou, pela não complementação dos estágios. O resultado é determinado pela distância percorrida e, consequentemente transformado em volume máximo de oxigênio ( VO2 máx). O professor explica que a bateria de testes físicos e exames clínicos servirão de base para orientar os treinadores e atletas na busca do melhor condicionamento físico e correção de eventuais deficiências. Servirá também para verificar a condição física atual de cada jogador. (FV)