Tratamento de obesidade na UNIGRAN começa com 17 pacientes

Nutricionista Rita Mendes falou sobre a alimentação adequada, durante reunião com pacientes nesta terça-feira
Os ID_CURSOs de Educação Física e Nutrição da UNIGRAN iniciaram o projeto de extensão que tem como objetivo proporcionar um tratamento sem medicamentos e incentivar a mudança do hábito alimentar e a prática de exercício físico, com o público obeso. Pelo menos 17 pessoas procuraram à instituição e já começaram o tratamento. Quando foram abertas as vagas esperava-se de 10 a 15 pacientes. Nesta terça-feira foi realizada a entrega dos exames que diagnosticou o quadro de saúde de cada paciente. A maioria deles apresentou problemas com diabetes, colesterol e pressão alta, doenças típicas de quem está acima do peso. A primeira reunião foi realizada antes das férias escolares, quando os professores Carlos Muchão (Educação Física) e Rita Mendes (Nutrição) fizeram a proposta de mudança de estilo de vida. Durante as férias eles tiveram que tomar cuidados básicos para garantir uma vida saudável, começando pela reeducação alimentar e simultaneamente praticar atividades físicas. Com o retorno das férias os pacientes voltaram a se reunir com os professores para falar sobre as primeiras experiências. “Alguns deles se esforçaram e seguiram corretamente as recomendações”, disse a nutricionista Rita Mendes. Durante reunião com os pacientes nesta terça-feira Rita explicou que para o tratamento dar certo é importante seguir uma dieta programada, podendo o paciente comer de tudo, mas sem exageros. A professora recomendou alimentação adequada para quem tem problema com diabetes, pressão alta e apresentou numa tabela a quantidade calórica de diferentes ID_TIPOs de alimentos, seus benefícios, como prepará-los e a combinação correta na DATA_HORA de colocar no prato. Cada paciente está recebendo atendimento personalizado, com cardápio específico. Nesse primeiro momento estão passando por um processo de adaptação em que o organismo irá se adequar ao novo estilo de vida, para o excesso de peso se perder de forma gradativa. Além dos cuidados com a alimentação, recebem também atendimento da equipe de Educação Física. O professor Carlos Muchão explica que foi recomendado exercícios de caminhada, por pelo menos três vezes na semana. Alguns estão praticando a atividade em grupo e todo o trabalho é monitorado com o auxílio de acadêmicos do ID_CURSO. Passado a fase de adaptação ao exercício, a proposta é levá-los para a academia da UNIGRAN. A cada quinze dias haverá reunião com os pacientes para se discutir os resultados do tratamento e palestras sobre qualidade de vida serão oferecidas nos encontros. A ideia é também agregar outros profissionais da saúde, a exemplo da fisioterapia, de forma a contribuir com dicas, informações técnicas e tratamento, se for necessário. A UNIGRAN dispõe de uma moderna Clínica de Fisioterapia, com atendimento ao público em geral. O Núcleo de Nutrição continua normalmente o atendimento gratuito e especializado à comunidade. (FV)