Gincana mobiliza acadêmicos de Fisioterapia

Atividades foram desenvolvidas com exercícios teóricos e práticos, com base no Enade
Com a proposta de integrar os acadêmicos de Fisioterapia, períodos matutino e noturno, uma gincana com testes de conhecimentos gerais e específicos foi preparada nesta segunda-feira pelo monitor de estágio Alex Basilho, para testar o aprendizado dos conteúdos dados em sala de aula. As questões foram elaboradas pelos professores do ID_CURSO, com base no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). No período da manhã as atividades foram desenvolvidas com os estudantes do quarto, sexto e oitavo semestres e a noite participou da gincana apenas a turma dos calouros. Os acadêmicos foram divididos em grupos e separados por cores diferentes. A proposta das atividades consistia em escolher uma pessoa de cada equipe para ler uma pergunta e nela seguir as instruções para obter a resposta. Como a gincana era dividida em conhecimentos gerais e específicos de Fisioterapia, a soma do aprendizado dos integrantes de cada equipe contribuía muito na DATA_HORA de desenvolver as atividades. Eles tinham que realizar tarefas respondendo perguntas do ID_TIPO aberta (teoria) e apresentar habilidades e propor tratamento adequado a pacientes virtuais (prática). Na parte prática cada grupo escolhia uma pessoa para ser o paciente e recebia do monitor Alex Basilho uma tarefa a ser cumprida. Entre os casos clínicos, por exemplo, os acadêmicos tinham que fazer o teste muscular para verificar o estado de saúde do paciente – se o músculo estava com o seu tônus em equilíbrio. Eles tinham ainda que discutir o diagnóstico do tratamento. Tudo era avaliado pelos professores. A gincana não teve como proposta eleger vencedor e de acordo com Alex Basílio todas as tarefas desenvolvidas pelos estudantes serviram para promover a integração e a troca de conhecimentos entre acadêmicos de diferentes turmas. (FV)