Psicologia realiza atendimento psicossocial em entidades

Professora Adriana Sordi, coordenadora do estágio, diz que o trabalho visa melDATA_HORAr a qualidade de vida dos pacientes
Com o objetivo de aliar teoria e prática, acadêmicos do quinto semestre de Psicologia da UNIGRAN promovem, há três anos, atividades de atenção psicossocial e comunitária em entidades filantrópicas e de atendimento social. O trabalho, desenvolvido por meio de estágio obrigatório é realizado por cerca de 70 alunos em pelo menos 10 instituições. O atendimento é feito em grupo e visa recuperar nos participantes a autoestima, qualidade de vida, resgate da identidade e personalidade. Quando há necessidade de uma atenção especial o paciente é encaminhado ao Núcleo de Psicologia da UNIGRAN. “Trabalhamos com diversas problemáticas, crianças, moradores de rua, gestantes, enfim, realizamos os primeiros contatos e se necessário encaminhamos o paciente para um atendimento individual e personalizado através do Núcleo”, explica Adriana Sordi, professora e coordenadora de estagio supervisionado. Ela diz que é realizado um trabalho de reintegração social na Casa da Acolhida, com orientações sobre DST/AIDS e qualidade de vida aos abrigados, reabilitação emocional aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD), trabalho de resistência às drogas e violência nas escolas. Também são desenvolvidos atividades com crianças institucionalizadas em Rio Brilhante, Ivinhema e Caarapó, com o objetivo de resgatar a personalidade em meninas de abrigos, valorização pessoal em idosos nos asilos, entre outros. “Os responsáveis pelas entidades nos agradecem pelo trabalho que é promovido e ressaltam a importância que têm sido para os pacientes. A parceria é firmada através das instituições que nos procuram ou pelos alunos que moram em outras cidades e se candidatam a fazer o estagio em seus municípios”, explica a professora Adriana Sordi. Segundo ela a intenção é aplicar o conceito de um pensador que diz que onde há um ser humano cabe um psicólogo, deste modo os alunos se dedicam às resoluções de questões emocionais nos trabalhos em grupo, executando o projeto em locais que não há profissionais de psicologia atuando. “É uma troca, um colabora com o desenvolvimento do outro, estagiários e pacientes”, afirma. Interessados em firmar parceria com o ID_CURSO podem entrar em contato com a coordenação de Psicologia pelo telefone (67) 3411-4109. O Núcleo de Psicologia da UNIGRAN fica na Rua Antônio Emílio Figueiredo, 1.255, centro de Dourados. Para crianças e adolescentes, o atendimento deve ser autorizado e acompanhado pelos pais. (RS)