Psicologia da UNIGRAN forma a primeira aluna cega

Formanda Valderes Rocha assina ata de formatura acompanhada da professora Aletéia Ferruzzi
Foram cinco anos e meio de dedicados estudos para conquistar parte dos sonhos de uma vida pessoal. As barreiras e os limites de não enxergar o mundo com os olhos nunca foram motivos para que Valderes Rocha Nogueira, 38 anos, enfrentasse uma sala de aula para se tornar psicóloga. Ela é a primeira acadêmica cega a se formar pelo ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN. A superação de Valderes foi comemorada com muito orgulho pelos familiares e professores que a prestigiaram durante ato de colação de grau em gabinete. Vários outros formandos de diferentes ID_CURSOs da UNIGRAN também conquistaram a oportunidade de concluir um ID_CURSO universitário. Valderes foi homenageada pela instituição. Agradecendo amigos, familiares e professores, a psicóloga se disse realizada pela nova etapa de sua vida e deixou um recado a todos que compareceram à solenidade. “Nunca desistam de seus sonhos e os torne realidade por mais difícil que seja”. O ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN tem duração de cinco anos, mas Valderes precisou de mais um semestre para concluir a sua monografia. Dedicada aos estudos, “Ziza”, como é chamada pela família, colegas de sala e professores, nunca se queixou da rotina universitária e sempre fez questão de competir em igual com os demais estudantes da turma. “Sempre foi uma excelente aluna”, declara a coordenadora do ID_CURSO, Aletéia Henklain Ferruzzi. “Para nós professores foi um desafio e nesses anos todos de convivência aprendemos muito com ela, que sempre se colocou como igual diante os demais alunos”, confirma a professora. Para compreender melhor as aulas Ziza gravava o áudio da explicação de cada disciplina e em casa ouvia os conteúdos para compreender melhor. Muitos textos dado em sala de aula eram transcritos em braile (sistema de leitura dos cegos), mas alguns ela dependia do auxilio da mãe e irmã. Eram elas que faziam a leitura do conteúdo. Os cinco anos e meio de faculdade foi uma rotina difícil para Ziza, nem por isso ela se limitou à dedicação nos estudos. “Fácil não foi, mas quando a gente tem um sonho e luta para conquistá-lo tudo o que está ao nosso redor fica mais acessível”, ensina a psicóloga. “É claro que é preciso renunciar muitas coisas para se dedicar ao que queremos. O que eu posso dizer é que vale a pena e estou muito feliz”, confidencia. A partir de agosto Ziza começa uma nova etapa. Ela irá trabalhar no Núcleo de Braile de uma escola municipal de Dourados. E os sonhos não param por aí. A psicóloga Valderes Rocha Nogueira pretende fazer pós-graduação e futuramente montar a sua clínica. (FV)