Acadêmicos elaboram material educativo nutricional

Os alunos elaboraram jogo da memória, quebra-cabeça, jogo de dominó, jogo de argola com garrafas, e trilha
Com o objetivo de desenvolver atividades educativas para a disciplina de Educação Nutricional, estudantes do 5º semestre do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN criaram folders explicativos, blog, jornal e jogos didáticos. Os trabalhos consistiram na criação de veículos ou reID_CURSOs para transmitir o conhecimento nutricional de forma explicativa, com promoção da qualidade de vida. Conforme a coordenadora do ID_CURSO de Nutrição, Rita Mendes, que foi orientadora dos trabalhos, esta etapa consistiu em criar mecanismos de comunicação para ensinar a população sobre a importância do hábito alimentar saudável. “No próximo ano eles passarão pelo estágio, a partir daí utilizarão estes materiais em visitas domiciliares, creches, escolas, empresas, enfim, aplicarão o conhecimento na prática”, explica. Ela completa que cada trabalho foi desenvolvido com base nas técnicas explicadas em sala de aula. “No momento da execução das ideias que os alunos tiveram, eles colocaram em prática as noções básicas para elaboração de um material didático, que é a utilização de figuras, tamanho do texto”, detalha a coordenadora. Os alunos elaboraram ainda jogo da memória, quebra-cabeça, jogo de dominó, jogo de argola com garrafas, e trilha. Todos eles continham imagens de alimentos saudáveis para estimular crianças acima de seis anos, adultos e idosos, a conhecerem os diversos ID_TIPOs de frutas, verduras e promover em todas as faixas etárias o hábito saudável. A intervenção nutricional tem como objetivo a prevenção de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável, conduzindo ao bem-estar geral do indivíduo. Os hábitos alimentares são resultados de várias influências culturais, sociais e psicológicas. O principal resultado desse processo é a mudança de comportamento e não somente a melDATA_HORA do conhecimento sobre nutrição. Para a aluna Elaine Oliveira Santos a apresentação dos trabalhos foi oportunidade de fixar o que já foi aprendido em sala de aula, principalmente por colocar em prática o aprendizado de diversas disciplinas. “Além de nos ajudar, esta atividade contribui para que possamos ensinar de forma didática. Com estes jogos e folder crianças e adultos memorizam com mais facilidade”, acredita. Nos trabalhos elaborados foram abordados temas como aleitamento materno, higiene na manipulação de alimentos, elaboração de cardápio para analfabetos, anemia, propriedades dos alimentos de acordo com a coloração, importância de um prato colorido, entre outros. (RS)