Cruzamento de ruas na UNIGRAN vai ganhar semáforo e virar mão única

Mudanças tem como objetivo organizar o trânsito nas imediações da UNIGRAN
Como forma de organizar o trânsito nas imediações da UNIGRAN, será implantado um semáforo de três tempos nos cruzamentos das ruas Manoel Santiago e Balbina de Matos. A equipe de Transporte e Trânsito de Dourados já começou a construir o pilar de sustentação onde ficará o semáforo, que está previsto para entrar em funcionamento quando a comunidade acadêmica voltar das férias. Outra mudança que também será realizada será em relação a Rua Manoel Santiago. Ela será transformada em mão única no trecho para quem transita da Avenida Presidente Vargas até a UNIGRAN. As medidas de adequação foram solicitadas pela Pró-Reitoria Administrativa da UNIGRAN, aos órgãos públicos, que por meio de pesquisas, determinaram a instalação do semáforo. O trânsito nas imediações da UNIGRAN sempre foi congestionado em horários de entrada e saída da comunidade acadêmica, nos períodos matutino e noturno. À noite, por exemplo, aproximadamente 60 ônibus escolares de diferentes cidades da região trazem estudantes até a instituição. Segundo o pró-reitor administrativo da UNIGRAN, engenheiro e professor Rubens Di Dio, a instalação de um semáforo nessa região irá organizar o trânsito. Ele explica que a comunidade acadêmica deve ficar atenta quando a Rua Manoel Santiago passar a mão única, da Avenida Presidente Vargas até a instituição. Di Dio ressalta que a Rua Balbina de Matos continuará com o fluxo de duplo sentido, embora não será mais permitido fazer convergência à direita, após implantação do semáforo. O professor acredita que as alterações farão com que o trânsito ganhe mais fluidez, já que muitos condomínios estão sendo construídos nas imediações da UNIGRAN, inclusive um conjunto residencial, com previsão de receber 140 apartamentos. Isso fará com que mais carros circulem nas proximidades da instituição. “Não sabemos se essa adequação vai resolver o congestionamento, pois toda mudança, no início, traz um pouco de dificuldade aos usuários. Mas pretendemos colaborar com organização do trânsito”, diz Rubens Di Dio. Com a mudança da Manoel Santiago em mão única, o ponto de ônibus que está à direita da rua será transferido para frente dos blocos 8 e 9 da UNIGRAN. Com isso a instituição deve perder algumas vagas de estacionamento para carros. (AF/FV)