UNIGRAN oferece tratamento personalizado ao público obeso

Tratamento personalizado será feito por profissionais da Educação Física e Nutrição. Foto: Divulgação
Com objetivo de proporcionar um tratamento sem medicamentos e incentivar a mudança do hábito alimentar e a prática de exercício físico, os ID_CURSOs de Educação Física e Nutrição da UNIGRAN vão promover o projeto de extensão “Tratamento não medicamentoso”, que atenderá pacientes com obesidade severa. Serão ofertadas de 10 a 15 vagas e a inscrição ao projeto será feito durante a próxima semana, no Núcleo de Nutrição da UNIGRAN. “Nosso intuito é reduzir o número de pessoas que estão acima do peso e resgatar nelas a autoestima e a valorização da imagem pessoal”, explica o coordenador de Educação Física, Carlos Muchão. A Obesidade severa ocorre quando o peso de uma pessoa ultrapassa o valor 40 no Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma medida usada para calcular o peso ideal. O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros. As decorrências dela acarreta o surgimento de vários problemas graves à saúde, a exemplo do diabetes, hipertensão e problemas de coração. As causas da obesidade são múltiplas, mas os fatores genéticos influenciam bastante; além disso, os fatores ambientais, hábitos alimentares e outras causas hormonais, metabólicas e neurológicas também têm importância na gênese da obesidade. Carlos Muchão explica que o atendimento que a UNIGRAN irá oferecer consiste em atividades personalizadas e em grupo. A Educação Física, segundo ele, irá trabalhar na academia, localizada na própria instituição, e em locais ao ar livre, como praças, de preferência as que sejam mais próximas da casa dos “pacientes”. Os acadêmicos - tanto da Educação Física como da Nutrição - irão acompanhar o tratamento das pessoas que vão participar do projeto, com a supervisão dos professores. “Os estudantes de Educação Física serão na verdade personal training e vão recomendar exercícios e atividades de acordo com cada paciente”, diz Carlos Muchão. Já a equipe de Nutrição ficará responsável pela orientação alimentar e irá prescrever dieta balanceada com ingestão de baixa caloria. A nutricionista Rita Mendes, coordenadora do ID_CURSO de Nutrição, diz que o principal objetivo do projeto será a de modificar o estilo de vida dos pacientes para hábitos saudáveis, tanto na alimentação quanto na redução do sedentarismo. SELEÇÃO Os coordenadores explicam que será realizada uma entrevista com os interessados, onde será analisado o Índice de Massa Corporal (IMC), peso e disponibilidade do participante. Será analisado também o perfil do paciente e se apresenta algum problema ortopédico. Somente podem participar pacientes com obesidade severa. Para se inscrever os interessados devem procurar entre os dias 21 a 25 de junho o Núcleo de Nutrição da UNIGRAN, localizado na Rua Antonio Emilio de Figueiredo, 1755, no centro da cidade. O atendimento é das 13h às 17h. (RS/FV)