Acadêmicos de Jornalismo visitam jornal Diário MS

Alunos do 5º semestre do ID_CURSO de Jornalismo da UNIGRAN visitaram na segunda-feira (7) o jornal Diário MS. Eles conferiram de perto as instalações, equipamentos e processos necessários para a publicação do matutino. O diretor do jornal e professor de Jornalismo Impresso da UNIGRAN, Alfredo Barbara Neto, explicou aos estudantes como acontece o processo de edição do material, desde a elaboração de pauta, apuração da notícia até a publicação no papel jornal. “Funcionamos 24 DATA_HORAs por dia. Às 6h já têm um funcionário para atender os assinantes que por um motivo ou outro não recebe o exemplar e aqui o cliente tem sempre razão. O chefe de redação traz sugestões de pautas que serão abordadas na próxima edição e então discutimos e aceitamos opiniões dos repórteres para a elaboração das reportagens”, disse o diretor. Ele completou que após a elaboração das matérias e a composição das páginas os maquinários do parque gráfico entram em ação. “O primeiro ônibus, que leva o material para outros municípios sai daqui às 22h30, assim tudo deve estar pronto neste horário”, enfatizou Barbara. O jornal Diário MS é distribuído em todas as cidades de Mato Grosso do Sul de carro, ônibus ou por meio de transporte de valores Para a aluna Gleicyelle dos Santos, a visita foi importante pela oportunidade de conhecer como funciona a redação de um jornal. “Pude perceber a dificuldade do processo para que o jornal fique pronto e seja entregue aos leitores. Tem muito trabalho por trás daquela publicação bonita que o assinante recebe. Fiquei impressionada com a correria que é a vida do repórter, principalmente com o tempo de entrega do material”, declarou a estudante. A realidade de um jornal foi motivador para o estudante André Bento, que pretende seguir carreira na área do Jornalismo Impresso. “Deu pra sentir a vibração da constante correria que existe dentro de uma redação”, destacou. (RS)