TRT analisa processos em Sessão Extraordinária, na UNIGRAN

Abertura do evento contou com a participação da reitora Rosa De Déa, desembargadores, juízes e acadêmicos do ID_CURSO de Direito
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região deu início à Sessão Judiciária Extraordinária Itinerante. A cerimônia de abertura do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, no anfiteatro da UNIGRAN, com a presença do desembargador Ricardo Geraldo Monteiro Zandona, Presidente e Corregedor do TRT, demais desembargadores da Escola Superior da Magistratura, juízes, advogados, acadêmicos de Direito e da reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa. Em seu disID_CURSO, o desembargador Zadona destacou a importância do judiciário ficar mais próximo da comunidade, trabalhando na ideia que a conciliação é uma das melhores formas de resolver litígio entre as partes. “Estamos satisfeito por trazer esta sessão itinerante para Dourados”, ressaltou o presidente do TRT. Na Sessão Extraordinária da 1ª e 2ª Turma há em torno de 50 processos considerados prioritários que serão julgados por desembargadores, juízes e membros do Ministério Público do Trabalho, nesta quinta-feira. Entre as ações, estão reID_CURSOs contra usinas, empresas de segurança, entre outras, todas de vínculos trabalhistas. De acordo com a reitora Rosa De Déa, a sessão itinerante sendo realizada na UNIGRAN contribui muito para o aprendizado dos acadêmicos de Direito, que tem a oportunidade de acompanhar tudo de perto. “O ID_CURSO de Direito da UNIGRAN completa este ano 34 anos e com certeza essa sessão irá ampliar o conhecimento dos nossos acadêmicos, que amanhã serão advogados, juízes, operadores do direito”, disse a reitora em seu pronunciamento. O presidente da OAB de Dourados, César Rasslan, ressaltou a parceria da UNIGRAN no evento. “Desta instituição saíram grandes profissionais que hoje são desembargadores do TRT, juízes das Comarcas de Dourados e de diferentes cidades do Estado. É muito bom ver o auditório lotado de acadêmicos”, disse Rasslan, destacando a participação efetiva dos estudantes na Sessão Itinerante. PROGRAMAÇÃO As atividades da Escola Judicial do TRT da 24ª Região para esta sexta-feira será composta por palestras. O tema "A terceirização e seus efeitos nas relações de trabalho", será aberta às 9h com a palestra "Terceirização - Fraude e precarização das condições de trabalho", a ser ministrada pelo Procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes. O Juiz do Trabalho Júlio César Bebber palestra, em seguida, sobre "Diferenças e similaridades entre grupo de empresas por coordenação e terceirização de serviços". O debatedor será o Juiz do Trabalho Marco Antônio Miranda Mendes. A partir das 14h, o Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior palestra sobre a "Responsabilidade do tomador e do grupo de empresas", tendo como debatedor o Juiz do Trabalho Antônio Arraes Branco Avelino. Por último, a palestra "Terceirização: aspectos positivos e negativos" será ministrada pela Juíza do Trabalho da 10ª Região, Noêmia Aparecida Garcia Porto. O debatedor é o Juiz do Trabalho Substituto Renato Sabino Carvalho Filho. (FV)