UNIGRAN participa do Dia do Desafio

Acadêmicos da UNIGRAN e da Escola Anglo participaram das atividades físicas realizadas no ginásio de esportes da instituição
Visando atingir a faixa etária com maior grau de sedentarismo, os jovens, a UNIGRAN, em parceria com o SESC participou, nesta quarta-feira (26), da terceira edição do "Dia do Desafio", que teve como tema central “você se mexe, o mundo mexe junto”. O programa é desenvolvido com objetivo de mobilizar a população no combate ao sedentarismo. Durante todo o dia, foram promovidas atividades esportivas e recreativas em diversos pontos da cidade. O evento foi criado no Canadá em 1983 e é realizado no Brasil desde 1995, sob a coordenação geral do Sesc São Paulo, em parceria com instituições, entidades e poder público. A mobilização tenta conscientizar sobre a importância da prática de esportes, promoção da cidadania e a inclusão social. “Hoje vemos muitos jovens de 17 a 23 anos sedentários, que acham que somente o desporto é considerado uma atividade física. Na verdade, é fundamental para manutenção da saúde a prática de algum exercício pelo menos três vezes na semana, durante 30 minutos”, assegurou Thiago Alves, um dos coordenadores do evento em Dourados. Conforme o coordenador do ID_CURSO de Educação Física, Carlos Murchão, a intenção é despertar nos estudantes a prática de atividade física. “A finalidade desta iniciativa é fazer com que os participantes entendam a importância de reduzir e até mesmo evitar o sedentarismo, que hoje é muito comum na população, e que busquem formas de se exercitar de modo agradável e que proporcione saúde”, afirmou. Thiago diz que a expectativa é mobilizar mais de 85.000 participantes em Dourados, 2.000 a mais que no ano passado. “Devido à empolgação da comunidade acreditamos que a meta será ultrapassada e alcance 90.000. A cada ano percebemos que tem aumentado o número de interessados em participar desta campanha”, garantiu. Receberam a programação do Dia do Desafio a Unidade Executiva do Sesc Dourados, a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria Municipal de Educação, a UNIGRAN, a UFGD, a Uems, o Parque dos Ipês, o Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão (Jorjão), o Exército Brasileiro e a Praça Antônio João. “Exercício físico só traz benefícios, faz com que a gente se sinta melhor e estimula para realizarmos as atividades do dia. O programa realizado aqui foi muito divertido, gostei”, disse Isabelle Nóia, aluna do 1º ano do ensino médio da escola Anglo. O sorteio das cidades que competiram entre si ocorreu dia 4. Neste ano, Dourados tem expectativa de mobilizar até 90 mil participantes e vai competir com Colima (México), que possui 13.7842 habitantes. As cidades que participaram vão receber a Placa de Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio, assim como as instituições e voluntários que auxiliaram na promoção do evento, em cada município, recebem o certificado de participação. Nas outras edições, Dourados ganhou a disputa com cidades do México. Em 2009 venceu de Cuautitlán (México), com a participação 86.925 mil pessoas contra 52.700 mil da cidade mexicana. (RS)